Mesa diretora da Câmara visita Santa Casa de Corumbá
25 FEV 2016 • POR Redação • 12h31
[caption id="attachment_512075" align="aligncenter" width="900"] Durante a visita ficou claro para os vereadores que a necessidade de uma parceria entre o Hospital, a Câmara e as cidades que são atendidas pela instituição é urgente. Foto: CDP[/caption]
O presidente da Câmara, Tadeu Vieira, juntamente com o vice-presidente, João Lucas Martins e o secretário, Luciano Costa, visitaram na tarde de ontem o único hospital da cidade, a Santa Casa de Corumbá.
"Chegamos de surpresa, para realizar o trabalho do vereador que é de fiscalizar um órgão que atende ao público, mas com respeito aos protocolos, aos médicos e à população ali presente”, ressaltou o presidente.
Durante a visita, os parlamentares percorreram os principais setores da instituição, como a maternidade e a oncologia.
"Temos o mínimo do mínimo para a assistência inicial, mas precisamos de muitas coisas para melhorar o atendimento dos nossos pacientes’, afirmou a diretora de enfermagem, Rosiely Dias da Cruz.
Rosiely também destacou a grande demanda de bolivianos e ladarenses, já que não existe outro hospital do mesmo porte na região. O diretor do hospital, Dr. Cristiano Xavier, assegurou que, com exceção de Corumbá, nenhuma outra cidade faz repasses financeiros ou materiais para a Santa Casa, apesar de utilizarem das instalações e dos serviços da instituição.
Centro obstétrico completamente parado
O que chamou a atenção dos vereadores foi a situação do centro obstétrico da Santa Casa, que está totalmente desativado. Atualmente, as cesarianas são feitas em uma das quatro salas do centro cirúrgico geral do hospital, o que muitas vezes causa conflito com as outras especialidades. "Se existe uma cirurgia eletiva em andamento e chega uma cesariana de urgência, é preciso cancelar a eletiva", explica o diretor.
De acordo com ele, não basta apenas o dinheiro para reequipar o centro obstétrico, é preciso uma verba permanente para manutenção e pagamento dos profissionais.
Para os vereadores, a necessidade de uma parceria entre a Santa Casa, a Câmara Municipal e as demais cidades da região atendidas pela instituição é urgente. "Estamos acompanhando de perto a real situação da saúde pública em Corumbá e nos colocamos a inteira disposição para somar e apoiar as ações benéficas ao povo corumbaense", afirmou o vereador João Lucas.