Risco de epidemia faz Ladário decretar estado de alerta
23 FEV 2016 • POR Gesiane Medeiros • 14h44
[caption id="attachment_511968" align="aligncenter" width="900"] O aumento das chuvas faz agentes trabalharem com intensidade. Foto: CDP[/caption]
Através do decreto n° 2.997/2016, publicado no diário oficial de Ladário, o prefeito José Antônio Assad e faria colocou o município em estado de alerta devido ao aumento do risco de infestação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o último boletim epidemiológico da secretaria estadual de saúde, emitido no dia 17 de fevereiro, a cidade está no grupo amarelo, com 56 casos notificados.
Os agentes de saúde e endemias passam a atuar com a exigência de resposta rápida, sob a determinação de elaborarem avaliações periódicas da situação do município, incluindo riscos iminentes, assim como pareceres sobre a incidência do foco, proliferação e casos confirmados.
O decreto reforça ainda a autorização de entrada dos agentes em imóveis desocupados, abandonados ou fechados, inclusive com presença de autoridades policiais se assim for necessário. Os proprietários que não cumprirem com a limpeza de seus imóveis, estão sujeitos a serem notificados e posteriormente multados. O combate das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti dependem da colaboração e responsabilidade da população.
Em entrevista com o prefeito José Antônio, o Capital do Pantanal apurou que a decisão se dá pelo risco eminente de uma epidemia. "O número de noticiações não é tão alto, o que nos preocupa é o potencial de risco, optamos por nos antecipar ao problema para que não exploda uma epidemia no município, a partir de agora, os agentes poderão ter uso de ações mais enérgicas como a autorização para entrada em imóveis fechados ou abandonados. Além disso, criamos o Comitê de Combate ao mosquito, em parceria com diversas entidades, as reuniões são semanais e já mostram bons resultados", diz José Antonio.
Comitê Municipal de Combate ao Aedes
Para o melhor monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti, o município criou em parceria com entidades e empresas, um Comitê Municipal, que sob a coordenação do Vice-Prefeito, José Francisco Sampaio, irá intensificar o combate do vetor e a convocação de agentes de saúde e endemias.
A primeira reunião já aconteceu nesta segunda-feira (22), e os integrantes do grupo puderam sugestionar ações de combate como: coletores de lixo disponíveis em cada barraca em dia de feira livre, uso do fumacê pelos bairros, e reposicionamento das caixas d´águas à nível do solo foram as mais bem aceitas.