Multidão presencia sorteio de unidades habitacionais no Poliesportivo
3 FEV 2016 • POR Gesiane Medeiros • 13h08
Desde ás 8h desta quarta-feira, 3 de fevereiro, uma multidão, que não coube no interior do ginásio, acompanha o sorteio das 784 unidades habitacionais construídas com verba do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, onde o prefeitura municipal também investiu R$ 10 milhões de dinheiro próprio, através do programa Doce Lar. São 4.887 nomes aprovados pela caixa Econômica federal que hoje aguardam a realização do sonho da casa própria. O sorteio cumpre os critérios da Lei Federal 11.977 de 2009 e também do decreto municipal expedido em 2014, n° 1451.
[caption id="attachment_510775" align="alignleft" width="300"] O sorteio é acompanhado por órgãos como OAB- Corumbá e Defensoria Pública. Foto: Gesiane Medeiros[/caption]
O silêncio que se faz presente mostra o quanto apreensivas e esperançosas estão as famílias presentes, que torcem para que hoje seja um dia de sorte. O sorteio está sendo acompanhado por intuições como a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Corumbá e a Defensoria Pública, alguns dos cuidados que o executivo teve para priorizar a transferência e legalidade da concorrência. As bolas numéricas foram conferidas pelo presidente da OAB-Corumbá, Roberto Lins, e também de uma integrante da comunidade, concorrente de uma das unidades habitacionais.
O primeiro grupo sorteado, foi destinado para idosos e deficientes, como indica a lei federal e o decreto municipal. Ao todo 28 unidades foram sorteadas para este grupo, e aqueles que não foram contemplados neste primeiro momento, continua concorrendo na sequência do sorteio, que tem previsão de durar 5 horas.
Após sorteada, a pessoa ainda passará por mais uma avaliação, “não podemos correr o risco de contemplar uma pessoa que já tenha algum imóvel, por isso após o sorteio será feita uma pesquisa cartorária para conferir se o que foi afirmado no cadastro autodeclaratório é verídico”, explica Maria Clara, diretora-presidente da Fundação do Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan). A previsão é que as pessoas recebam suas casas ou apartamentos até o meio do ano.
[caption id="attachment_510776" align="alignright" width="300"] Iara Conceição, 57 anos, veio acompanhada da filha na esperança de ser contemplada. Foto: Gesiane Medeiros[/caption]
Para a dona de casa, Iara Conceição de 57 anos, moradora do bairro Jardim dos Estados, está é sua grande chance de ter a casa própria. “Moro de aluguel desde que me casei, há 30 anos, me inscrevi a alguns anos e já participei de uns cinco sorteios, mas não desisto, tenho muita esperança”.
Entenda os critérios
Serão sorteadas exatamente 784 unidades, entre casas e apartamentos. Outras 480 moradias serão distribuídas entre as famílias em situação de risco (indicação de demanda), conforme estabelece a Legislação. Todo o processo vai seguir as determinações da Lei Federal 11.977/2009 e do Decreto Municipal 1.451/2014.
Os inscritos estão divididos em cinco categorias (A, B, C, D e E), conforme os seguintes critérios: Famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; famílias de que façam parte pessoas com deficiência; residir no mínimo cinco anos no município de Corumbá; famílias identificadas no CadUnico, sendo vulneráveis ou extremamente vulneráveis; famílias com maior número de dependentes de 0 a 16 anos.
Estrutura
Maria Clara Scardini deixou claro que as casas e apartamentos entregues estarão totalmente acabados, a área dos condomínios terão pavimentação, esgoto e água encanada, além de toda a estrutura necessária para que uma comunidade viva tranquila. “As pessoas terão escola, unidade de saúde e toda a estrutura pública necessária”.
Boa notícia
Maria Clara Scardini anunciou ainda uma grande notícia. “Em breve o prefeito vai anunciar a segunda etapa do programa Doce Lar, novas unidades habitacionais serão construídas e o mesmo cadastro de pessoas será utilizado para o sorteio", afirmando que diminuir a falta de moradia é uma das metas de prioridades da prefeitura.