Comércio de Corumbá começa a aceitar dinheiro boliviano
19 JAN 2016 • POR Gesiane Medeiros • 14h51
O aumento da participação dos bolivianos no comércio de Corumbá, está promovendo uma estratégia ainda tímida entre os lojistas, mas que promete crescimento. Loja de bijuteria, no centro passou a aceitar dinheiro do pais vizinho, assim como o dólar, no pagamento das compras, e segundo a empresária, Silvia Jara, dona do comércio, os resultados estão sendo muito positivos.
[caption id="attachment_509962" align="alignleft" width="300"] Silvia Jara, afirma que as vendas tiveram um aumento de até 60% por conta da estratégia. Foto: Gesiane Medeiros[/caption]
Segundo a empresária, o mês de dezembro foi decisivo para definir a posição comercial da loja, “o fluxo dos bolivianos aumentou muito, por conta da alta do dólar, e comecei a perceber o quanto eles questionam porque não aceitávamos a moeda deles, já que eles aceitam o real,” afirma Silvia.
A pequena, mas ousada loja, situada na rua 15 de novembro, comercializa produtos de beleza, bijus, roupas fitness, e ainda possui um salão de beleza em suas dependências. Silvia afirma que a decisão fez aumentar as vendas em até 60%, “vejo que com essa mudança, não ganhei apenas no número de clientes e vendas, passei a fidelizar os estrangeiros que recebo, ofereço comodidade a eles. O salão de beleza recebe grande fluxo de bolivianos, principalmente da capital, e a facilidade de pagarem o consumo com sua própria moeda nacional os deixam mais tranquilos”, ressalta Silvia.
A lojista afirma que sua decisão foi impulsionada pela crise econômica que todo o comércio nacional vive, “aqui na cidade tivemos a vantagem de estarmos posicionados em uma zona de fronteira, caso contrário, Corumbá estaria fechando portas, assim como em diversas outras cidades do Estado e do país. Estou muito satisfeita em poder atender os irmãos bolivianos com essa comodidade, desejo que eles continuem comprando aqui”, comenta a empresária.