O trabalho desenvolvido pelos integrantes das Lojas Maçônicas de Corumbá e Ladário foi destacado na noite de ontem, segunda-feira, 20, durante Sessão Solene na Câmara Municipal. O ato celebrou o Dia do Maçom no Brasil e, na oportunidade, os vereadores corumbaenses reconheceram o trabalho desenvolvido em prol da comunidade corumbaense e ladarense.
A Sessão Solene contou com as presenças de representantes das Lojas Maçônicas das duas cidades pantaneiras, bem como da Ordem Demolay, que receberam Moções de Congratulações em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa comunidade, cujos atos promovem a construção de uma sociedade justa e solidária.
A Sessão Solene contou com as presenças dos vereadores Evander Vendramini (proponente da homenagem), Gaúcho da Pró-Art, Roberto Façanha, Gabriel Alves de Oliveira, Domingo Albaneze, Chicão Vianna, Carlos Alberto Machado, André da Farmácia, Cristóvão Contador e Paulo Bertini.
O prefeito Marcelo Iunes passou pela Câmara, conversou com os vereadores e integrantes da Maçonaria, mas não participou da Sessão Solene, devido a agenda fora do Paço Municipal. Ele foi representado pelo diretor da Agência Municipal Portuária, José Antonio Assad e Faria, que fez parte da mesa juntamente com Evander, Gaúcho, Mohamad Moussa (Loja Maçônica Pharol do Norte 356), Sérgio Luiz Vargas (Loja Maçônica Caridade e Silêncio) e Ronaldo Faro Cavalcante (Loja Maçônica Álvaro Figueiredo).
Moções
Receberam Moções de Congratulações Mohamad Moussa que representou Joelson Pereira Dib, pela Loja Farol do Norte; Marciolino Gurgel de Vasconcelos, pela Loja Estrela do Oriente; Sérgio Luiz Vargas que representou Orlando Baracat Junior, pela Loja Caridade e Silêncio; Roney Vieira Cunha, pela Loja Alvorada do Pantanal.
Rodrigo Viana Mello recebeu a homenagem pela Loja Sentinela da Fronteira; José Carlos Macena de Brito, pela Loja Constância e Esperança; Ronaldo Faro Cavalcanti, representado Fábio Araújo Delgado, pela Loja Álvaro Figueiredo.
Já em nome da Ordem Demolay – Capítulo Antônio Alarico Faro, a moção foi entregue a Ronaldo Faro que representou Bruno Nascimento Migueis, e Mohamad Moussa recebeu a homenagem em nome da Ordem Demolay – Capítulo Pharol do Norte.
Marciolino Vasconcelos, na oportunidade, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e fez um relato do trabalho desenvolvido na região, bem como sobre o surgimento do Dia do Maçom. Mohamad Moussa e Victor Campos também utilizaram a tribuna para destacar as ações da Maçonaria e da Ordem Demolay, que conta hoje com mais de 75 mil associados, sendo a maior organização juvenil (12 a 21 anos) do mundo.
O presidente da Câmara lembrou que o Dia do Maçom foi inserido no calendário de eventos da cidade pela Lei Ordinária n° 2424, de 07 de outubro de 2014, que criou o Dia do Maçom no Município de Corumbá, de autoria do vereador Roberto Façanha.
“Uma justa homenagem prestada pelos vereadores corumbaenses aos maçons. Foi uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho que as lojas e os maçons fazem em prol da comunidade”, ressaltou Evander.