A canalização de veios d’água que cortam a área urbana de Corumbá, estão sendo solicitadas pelo vereador e presidente da Câmara, Evander Vendramini, que demonstra preocupação com a poluição que tem ocorrido ultimamente, principalmente pelo fato de estar ocorrendo ligações clandestinas de água servida, e até mesmo de esgoto sanitário.
Durante sessão da Câmara Municipal de Corumbá, o vereador solicitou à Prefeitura, o encaminhamento ao Poder Legislativo, do plano de ação existente que contempla a canalização desses veios d’água, inclusive com cobertura, para evitar poluição inclusive do Rio Paraguai, já que todos desaguam no principal rio da bacia pantaneira.
Como exemplo, Evander citou o riacho de corta o Bairro Universitário e deságua no Rio Paraguai. Ele lembra que é preciso canalizar um trecho da esquina da Rua Afonso Pena com a Comandante Wanderlei até a Avenida Rio Branco.
Outro veio também descoberto e que passa a céu aberto com menos de 10 metros das residencias, é o da Rua Tenente Benedito Melquiades de Jesus, entre a Cuiabá e Dom Aquino, na região central da cidade, que passa pelo Bairro Borrowiski.
Evander ressalta que é preciso cobrir todos os canais de escoamento de água que cortam a cidade, não apenas os veios d’água naturais. Para ele, isto vai beneficiar não só o meio ambiente, mas também a população, principalmente no que se refere a saúde.
Segurança
O venereador está também solicitando maior segurança ao trânsito. Os pedidos foram endereçados direto à Agetrat para que sejam implantandos conjuntos semafóricos ou rotatórias nos cruzamentos das ruas Major Gama e Colombo, e na 13 de Junho com a Major Gama, no centro da cidade, devido ao tráfego intenso de veículos, inclusive com excesso de velocidade.