Menu
quarta, 04 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Vereador Elinho pede apoio de autoridades para prorrogar proibição da pesca do Dourado

03 dezembro 2024 - 10h26Redação do Capital do Pantanal

O vereador Elinho Junior está solicitando apoio das autoridades estaduais para prorroga a proibição da pesca do Dourado nos rios do Mato Grosso do Sul que, pela Lei Estadual 6.190 de 2024, o prazo vai até o dia 31 de março de 2025.

O pedido foi feito nesta segunda-feira, 02 de dezembro, por meio de um requerimento em regime de urgência especial apresentado na sessão ordinária da Câmara. No documento, o vereador pede ao governador Eduardo Riedel, bem como à Assembleia Legislativa em nome do seu presidente Gerson Claro, e ao deputado federal Beto Pereira, apoio para que o prazo seja prorrogado.

A Lei 5.231 de 2019 previa que a pesca do Dourado estava proibida em todo o Estado por cinco anos, mas foi prorrogado no início de 2024, pela Lei 6.190, até o dia 31 de março de 2025, ou ainda, que seja elaborada nova legislação visando a proteção da espécie.

Elinho cobra Energisa para melhorar serviço em Porto Esperança.Elinho pede por estudos e medidas em defesa da preservação da espécie. Foto: Divulgação

“A proibição da pesca do Dourado nos rios do Estado representa medida imperiosa em defesa do meio ambiente e preservação da espécie. A legislação previa que, durante o período de restrição, deveriam ser elaborados estudos técnico-científico e econômico para embasar nova prorrogação da vedação imposta”, afirmou o vereador.

Elinho se mostrou preocupado com o momento atual, tendo em vista que não há informações sobre os estudos, se foram ou não realizados, e por isso mesmo, busca apoio para prorrogar o prazo de proibição, visando inclusive a elaboração de uma legislação que contemple a preservação da espécie.

Iluminação

Na mesma sessão, Elinho pediu à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de serviços de manutenção e troca de lâmpadas ao longo da Rua Porto Carreiro entre as ruas Antônio Maria Coelho e Ladário, que está com o sistema de iluminação pública ineficiente em vários pontos, p que prejudica o trânsito de veículos, além de causar insegurança às pessoas que praticam atividades físicas em todo aquele trecho, do Complexo Poliesportivo até a rodoviária.

Drenagem

À mesma pasta o vereador pediu providências no sentido de realizar serviços de drenagem e escoamento das águas pluviais nas alamedas 7 e 8, da quadra B, no Conjunto Guanã II. O trecho fica localizado entre as ruas José Fragelli e a Marechal Deodoro. Com as últimas chuvas, a água está alagando vias públicas e residências, impedindo, inclusive, os moradores de sair de suas casas. *Informações da Câmara de Corumbá.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura Popular
Votação para escolher vencedores do Concurso de Presépios 2024 termina neste sábado
Destaque
Com 93 medalhas, MS fecha as Paralimpíadas Escolares na quinta colocação geral
Justiça Eleitoral
Eleitos em Ladário serão diplomados no dia 17 de dezembro
Desdobramentos
Justiça nega pedido do MP pelo afastamento do prefeito de Ladário
Encontro Nacional
Poder Judiciário avalia estratégias e traça metas para 2025
Beleza Corumbaense
Coroação da Miss e Mister Corumbá 2024 acontece hoje
Desafio
Chicão Vianna celebra a prorrogação da situação crítica de escassez hídrica do Rio Paraguai
Nacional
Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE
No centro
PM recupera produtos de lanchonete furtada e conduz suspeito para delegacia
Indivíduo afirma que sacola com produtos furtados foi jogada em sua direção por um desconhecido
Últimas 24 horas
Controle de marimbondos é destaque no plantão dos Bombeiros

Mais Lidas

Últimas 24 horas
Trabalhador rural atacado por porco monteiro é destaque no plantão dos Bombeiros
Alerta
Temporal pode chegar com ventos de até 100 km por hora
Efetivo reduzido
Policiais Penais protestam pela falta de regulamentação da carreira
Agenda reduzida
Lula deve ir só à inauguração de fábrica em MS, dizem deputados