Menu
quinta, 02 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Universidade de medicina na Fronteira obtém boa aprovação no revalida

21 novembro 2018 - 14h06Sylma Lima
Os livros são os mesmos usados no Brasil e a grade também. Fotos: Sylma Lima

A Universidade Técnica Privada Cosmos (Unitepc) , cuja sede é em Cochabamba, BO, instalada há cerca de 30 anos em Porto Quijarro, Fronteira Brasil/Bolivia oferece cursos de medicina que mantem convenio com Portugal e Espanha para residência médica ou cursos de especializações. A Unitepc abre matricula no dia 15 de Dezembro para o inicio do ano letivo de 2019, cuja taxa é 1800 bolivianos, ou cerca de R$ 1000 reais, praticamente o mesmo valor da mensalidade. Qualquer pessoa pode se inscrever sem vestibular, mas com os documentos exigidos e autorizações previstas no apostilamento de AIA, que já pode ser feito na Capital do Estado (Campo Grande). Não adianta apresentar diploma de outra faculdade no Brasil que não aceitam, apenas o histórico escolar do segundo grau com firma reconhecida.

A faculdade da um prazo de seis meses para regularização da documentação, (visto de estudante) mas a matricula pode ser feita a qualquer momento. No dia 17 de Dezembro haverá uma prova de conhecimentos gerais, que sempre abordam a cultura boliviana, e pode ser feita em português. Dependendo da nota o aluno pode conseguir até 100% de desconto na mensalidade. Este mês de Novembro estão sendo inaugurados um centro cirúrgico e um anfiteatro.

A Unitepc já atua na fronteira com vários paises, quando se instalou em Cobija, capital de Pando, vizinha dos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, ambas separadas apenas pelo Rio Acre. No primeiro ano, atraiu 700 estudantes, a maioria brasileiros. Atualmente, com 1,2 mil alunos, oferece cursos de medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia e kinesologia, veterinária e zootecnia, engenharia comercial e direito.

Os hospitais para o internato ficam em Porto Soarez, poucos minutos de Corumbá. O Capital do Pantanal visitou as instalações, e ao contrario do eu pensam, trata-se de uma instituição que oferece todo conforto e infraestrutura aos alunos. O corpo docente é composto por médicos brasileiros, bolivianos e cubanos. Os livros são bem mais baratos queno Brasil. O temido exame de revalida para que possam atuar no Brasil já aprovou vários corumbaenses que se formaram aquina Fronteira, desmentindo que o curso não é satisfatório. Além da mensalidade que no Brasil, as universidades mais baratas custam em torno de R$ 8 mil, e os alunos ainda arcam com moradia, alimentação, transporte e materiais didáticos. Em Corumbá, o bairro Dom Bosco foi um dos que mais cresceram devido a procura por imóveis, de alunos de toda parte do pais, que vem cursar medicina na Unipetc.

Quem vai pra Bolívia não é mais o estudante pobre, que o pai não podia pagar, mas o estudante que quer exercer a profissão e abre mão do emprego para a realização do sonho, pois o curso é integral.

Para diminuir essa demanda na Bolívia seria necessário que, as vagas nas universidades públicas fossem limitadas a quem sempre estudou em escolas públicas. São mais de 25 mil brasileiros estudam atualmente em universidades particulares da Bolívia.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ano Novo 2025
Operação da PRF registra 26 feridos e duas mortes nas rodovias federais de MS
Em Corumbá
Mãe denuncia estupro do filho de 9 anos
Prazo Final
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Oportunidade
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025
Histórico
Governo de MS lança edital de 7 milhões para o esporte, avança na inclusão e aprimora Bolsa Atleta
Alerta
Energisa orienta sobre os principais cuidados no período chuvoso
Retribuição
PMA doa mais de 116 kg de pescado apreendidos na Operação Piracema
Por seis dias
Munir fecha prefeitura de Ladário para investigar "maracutaias" da antiga gestão
Cidade Limpa
Dr Gabriel e Bia Cavassa lançam ação de limpeza de ruas, praças, terrenos e prédios públicos
Mais jovem
Vereadora mais votada de Corumbá destaca a importância da mulher na política

Mais Lidas

Organizando a casa
Prefeito determina retorno de servidores cedidos e atualização cadastral
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra dois óbitos; um deles por arma de fogo
Prioridade
Prefeitura dá inicio a operação de limpeza urbana em Corumbá
Modelos prontos
O Capital do Pantanal deseja um feliz 2025 com 55 mensagens inspiradoras