Menu
sábado, 21 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

UFMS está entre as 100 universidades mais sustentáveis da América Latina e do mundo

21 dezembro 2024 - 10h28Redação do Capital do Pantanal

A 15ª edição do UI GreenMetric World University Rankings 2024 aponta a UFMS como a 68ª universidade mais sustentável entre 1.477 instituições de todo o mundo. A colocação representa o avanço de seis posições no ranking, em meio a mais instituições avaliadas neste ano.

Além de uma melhor colocação geral, a UFMS conquistou a 10ª posição entre as 178 instituições da América Latina; avançou uma posição em relação às 47 instituições brasileiras, ficando com a 4ª colocação; manteve a 3ª posição em relação às universidades federais e também a liderança no Centro-Oeste e no Estado.

“Mesmo com o aumento de 294 instituições participantes neste ano, alcançamos posições ainda melhores, refletindo o comprometimento e a excelência de nossas ações relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável”, informa o diretor de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, Leonardo Carvalho.

O resultado alcançado é atribuído à soma de esforços institucionais para promover a sustentabilidade de forma abrangente e inovadora. Entre os destaques, o diretor aponta a criação do Jardim Botânico UFMS, a implantação da Sala Verde UFMS, o aprimoramento de iniciativas já existentes como o Parque da Ciência e o Eletroposto, além da expansão das placas fotovoltaicas em funcionamento. O edital Coleta Seletiva Cidadã e os eventos como a Semana Lixo Zero, a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico e a campanha Eu Respeito, com o tema Meio Ambiente, também são listados como iniciativas que tiveram grande impacto, além das ações promovidas pela Rede UniSustentável, coordenada pela UFMS. 

O ranking foi publicado na 15ª ediação do UI GreenMetric World University Rankings 2024. Foto: Divulgação/UFMS 

Para o diretor, o avanço no GreenMetric 2024 representa um reconhecimento internacional importante do compromisso da UFMS com a sustentabilidade, refletindo os esforços contínuos para integrar práticas sustentáveis em todas as suas atividades acadêmicas, administrativas e de extensão. “Para a Instituição, esse resultado solidifica sua posição como uma referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo, mostrando que é possível unir ensino, pesquisa e práticas ambientais responsáveis. Para a comunidade, significa a consolidação de um ambiente mais sustentável, que beneficia diretamente estudantes, servidores e a sociedade, criando uma cultura de respeito ao meio ambiente e estimulando a inovação em prol de um futuro mais sustentável e inclusivo”, ressalta.

“Um fato importante que merece destaque é a criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, que representa um passo fundamental para integrar ainda mais as ações de cidadania e sustentabilidade em todas as esferas da Universidade. Com uma estrutura dedicada e específica, a Pró-Reitoria fortalecerá a implementação de políticas e projetos voltados à formação de cidadãos conscientes e à promoção de práticas sustentáveis. Além disso, terá um papel estratégico no alinhamento das ações da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na coordenação de iniciativas transversais que envolvem tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral”, finaliza. 

UI GreenMetric World University Ranking foi criado em 2010 pela Universitas Indonesia. Ao todo, 39 indicadores são avaliados em seis eixos: transporte, uso da água, gestão de resíduos, ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas e educação e pesquisa. Mais informações podem ser obtidas na página do ranking. *Informações da Assessoria da UFMS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Governo Federal anuncia identidade visual do Brics 2025
Horário Reduzido
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Mais disciplina
Proibição de celulares nas escolas de MS deve começar em 2025
Lacunas no elenco
A menos de 30 dias do Estadual, Corumbaense ainda não tem técnico
Rconhecimento
Filme inspirado em Manoel de Barros é premiado na semana de seu aniversário
Mudança de Estação
Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país
Pela Educação
Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Decisão representa um avanço significativo na reparação histórica e no combate às desigualdades raciais no país
Fim de Ano
Unidades do Sebrae entram em recesso e retomam atendimento presencial em 6 de janeiro
Fronteira
Boliviano é flagrado com cápsulas de cocaína no corpo
Boletim Epidemiológico
MS registra 16.176 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Programação
Evento reúne 15 brechós neste fim de semana em Corumbá
Roupas e acessórios de marca ou populares estarão disponíveis para quem ama "garimpar"
Últimas 24h
Acidentes entre carro e moto são destaques no plantão dos Bombeiros
Em Corumbá
Inscrição no Programa "Famílias Acolhedoras" é prorrogado até 31 de dezembro
Vagas em Corumbá
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais