Menu
domingo, 22 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Transporte intermunicipal proibido incentiva viagens clandestinas em Corumbá

22 abril 2020 - 09h13Flávia Ibañez

Nesta quarta-feira, 22, completam um mês que as linhas intermunicipais foram proibidas em Corumbá. Para cumprir o que diz o decreto nº 2.269, onde é estabelecido o fim das atividades de embarque e desembarque nas linhas regulares, assim como ônibus e vans de fretamento, dentro do perímetro urbano da cidade, o terminal rodoviário foi interditado pela Fundação de Turismo do Pantana no dia 23 de março. Acontece que o que era para conter a chegada da Covid-19 na cidade terminou incentivando uma solução clandestina para as pessoas chegarem aos seus destinos. Grupos de aplicativo oferecem viagens intermunicipais livremente, sem qualquer fiscalização, incluindo serviço de entrega para encomendas.

A denúncia chegou ao site Capital do Pantanal que constatou a oferta ilegal das chamadas “Caronas Amigas” para cidades como Campo Grande, Aquidauana, Anastácio e Miranda. Apesar de serem chamadas de “caronas”, é um serviço cobrado, e como tudo que é “pirata” chama atenção pelo preço mais barato. É a falsa sensação de estar na vantagem, quando na verdade está pondo a própria vida em risco, viajando com motoristas não profissionais e sem qualquer seguro legal da viagem. 

Nos últimos dias, a prefeitura de Corumbá flexibilizou diversas medidas restritivas como a reabertura das academias de ginástica, o retorno das feiras livre, extensão do horário do comércio local e a volta do público em celebrações e cultos religiosos. Os novos decretos foram estabelecidos com base na segurança de que a Saúde de Corumbá está fortalecida e preparada para atender demandas de infectados pelo novo Coronavírus, com criação de novos leitos e 24 respiradores disponíveis para tratamentos.

Fica a pergunta... Não seria a hora do poder municipal flexibilizar o transporte intermunicipal? A denúncia de viagens clandestinas para destinos em outros municípios mostra que há falhas nas barreiras sanitárias, que não previam tal acontecimento e se concentram em fiscalizar apenas vans, ônibus e caminhões. Esqueceram que brasileiros são famosos por sempre encontrarem um “jeitinho” para seus impedimentos.

A interferência do município se faz necessária para evitar futuros problemas como acidentes fatais e até crimes de contrabando, visto que os clandestinos estão oferecendo serviço de entrega de encomendas. Um motorista comum pode perfeitamente levar droga para outra cidade sem saber o que transporta num pacote “inocente” de uma “carona amiga”.

O que impede a onda de flexibilização beneficiar empresas de transporte intermunicipais regulamentadas que empregam centenas de famílias corumbaenses? Chefes de família estão a manutenção de seus empregos ameaçados pela paralisação. Uma empresa teria todas as condições de assumir compromisso em respeitar normas e seguir viagens com respeito e segurança sanitária.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Governo Federal anuncia identidade visual do Brics 2025
Horário Reduzido
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Mais disciplina
Proibição de celulares nas escolas de MS deve começar em 2025
Lacunas no elenco
A menos de 30 dias do Estadual, Corumbaense ainda não tem técnico
Rconhecimento
Filme inspirado em Manoel de Barros é premiado na semana de seu aniversário
Ranking
UFMS está entre as 100 universidades mais sustentáveis da América Latina e do mundo
Mudança de Estação
Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país
Pela Educação
Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Decisão representa um avanço significativo na reparação histórica e no combate às desigualdades raciais no país
Fim de Ano
Unidades do Sebrae entram em recesso e retomam atendimento presencial em 6 de janeiro
Fronteira
Boliviano é flagrado com cápsulas de cocaína no corpo

Mais Lidas

Programação
Evento reúne 15 brechós neste fim de semana em Corumbá
Roupas e acessórios de marca ou populares estarão disponíveis para quem ama "garimpar"
Últimas 24h
Acidentes entre carro e moto são destaques no plantão dos Bombeiros
Lacunas no elenco
A menos de 30 dias do Estadual, Corumbaense ainda não tem técnico
Em Corumbá
Inscrição no Programa "Famílias Acolhedoras" é prorrogado até 31 de dezembro