Menu
sexta, 18 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa

16 outubro 2024 - 11h39Gesiane S. Lourenço

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e com o objetivo de provar o valor das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para a segurança alimentar da população, os trabalhadores da unidade Pantanal, em Corumbá, realizaram ação na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, na esquina das ruas Frei Mariano e Treze de Junho, com a distribuição 580 quilos de mandioca de mesa e ramas de nove variedades de diferentes batatas-doces para quem  passou pelo local. 

A mandioca distribuída na ação foi produzida pelos agricultores assentados de Corumbá com o acompanhamento de projetos desenvolvidos pela Embrapa Pantanal. A mandioca é um produto básico para a alimentação corumbaense, e boa parte dela é trazida de outros municípios, Alberto Feiden, da diretoria de comunicação e formação sindical Sinpaf Pantanal, destaca que políticas públicas desenvolvidas na cidade poderiam elevar essa produção a autossuficiência. Também na ação, os pesquisadores apresentaram o resultado de pesquisas de diferentes variedades de batata-doce biofortificadas, desenvolvidas pela Embraba ou em parcerias com outras instituições.  

A ação de hoje faz parte da paralisação nacional que busca chamar a atenção da presidência da instituição para retomada da negociação por reivindicações dos trabalhadores. Alberto Feiden destaca que após várias rodadas de discussões, a instituição apresentou uma pauta fora da realidade discutida. 

"Como a proposta foi recusada pelos trabalhadores, a Embrapa encerrou as negociações de maneira extremamente autoritária. Então, decidimos aproveitar a data de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, para mostrar a importância das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para a assegurar uma alimentação saudável para a população de toda a região", declara.

Durante a ação realizada no centro de Corumbá, os trabalhadores apresentaram pautas econômicas e não econômicas reivindicadas pelo sindicato. Entre as não econômica estão a inclusão do controle do assédio moral e sexual no acordo coletivo, a cláusula que trata da proteção de gestantes e lactantes contra trabalhos insalubres e a que inclui assistentes e técnicos como coautores nas publicações onde tiveram participação.

Entre as pautas econômicas pleiteadas pelos trabalhadores estão o pedido de adicional de escolaridade para assistentes e técnicos, que concluíram estudos exigidos para o desempenho da função. "A Embrapa está forçando um acordo bianual, que não foi discutido na mesa de negociação, ela impôs isso como uma exigência final, e esse foi o motivo da não aceitação dos trabalhadores, alé disso, várias outras cláusulas não estão sendo cumpridas. A categoria tem uma perda de 16% nos últimos anos, a Embrapa está oferecendo apenas uma reposição de 2,58%, que é referente a apenas 80% da inflação do ano que passou", destaca.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento