Menu
sexta, 22 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Trabalhadores da Embrapa realizam paralisação nacional nesta quarta, 16

Em Corumbá, ato acontece na esquina das ruas Frei Mariano e Treze de Junho

15 outubro 2024 - 13h14Gesiane S. Lourenço

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, os trabalhadores da Embrapa Pantanal vão aderir o movimento nacional de paralisação. Eles estão insatisfeitos com a diretoria da Empresa, que depois de várias rodadas de negociação apresentou uma pauta com elementos, que eles consideram estranhos e que não atendem as necessidades dos trabalhadores, e como a proposta foi rejeitada, a mesa de negociação, encerrou as negociações.

Revoltados com a atitude da Embrapa, os trabalhadores decidiram parar e fazer uma mobilização no dia 16, na esquina das ruas Frei Mariano e Treze de Junho, mostrando a importância das pesquisas da Embrapa para a segurança alimentar da população, distribuindo mandioca, produto básico da alimentação pantaneira e ramas de nove variedades diferentes de batata-doce para a população.

Embora a pauta econômica seja importante, a categoria afirma que as clausulas que mais incomodam não são econômicas e não há nenhuma rasão logica para sua negação.

A categoria lista nove rasões para não aceitar a proposta da Embrapa:

1)    A Cláusula 5.10 trata do assédio moral e sexual,  não tem natureza econômica, não há como aceitar a proposta, pois inclusive foi negado um detalhe básico como o de disponibilizar o acesso ao denunciante sobre os procedimentos. 

2)    A mesma dificuldade se observa, por exemplo, na Cláusula 8.10 que trata da proteção às gestantes e lactantes, onde a Embrapa se nega em estender a proteção contra trabalho insalubre para as terceirizadas, o que também não implica em custo financeiro.

3)    A cláusula  3.8 que trata do adicional de escolaridade dos assistentes e técnicos que adquiriram escolaridade superior à exigida para o cargo , que é uma antiga reivindicação dessas categorias, simplesmente foi retirada da pauta.

4)    A proposta de um acordo bianual não foi discutida na mesa de negociação, no entanto foi apresentada na proposta final como fazendo parte do PACOTÃO, sem a possibilidade de discussão e com a concepção de perdas financeiras.

5)    Há retrocesso na proposta de auxílio creche com a inclusão do termo “até” (cláusula 3.5, Caput) o que dá margem para a Embrapa reduzir o valor deste auxilio unilateralmente e criando empecilho à tramitação das ações judiciais em curso nas torna possível à Embrapa questionar os valores pagos e inclusive também as ações com decisões judiciais sobre os retroativos.

6)    Há claro conflito e confusão em relação à Embrapa querendo se enquadrar como empresa não concorrencial e alegar a busca de empresa concorrente para servir de exemplo quando convém.

7)    Houve ameaça à CNN do Sinpaf e à categoria ao dizer que não haveria mais prorrogação do ACT em mesa de negociação e que novas prorrogações só seriam fornecidas no TST.

8)    Houve pressão ao querer a aprovação do PACOTÃO ou então não oferecer NADA.

9)    A proposta é insuficiente, oferecendo apenas 2,58% de aumento para salários e todos os benefícios, sem contar com a rejeição a inúmeras cláusulas sociais sem impacto financeiro algum.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Incentivo
Jogos da Reme reúne 18 escolas e mobiliza quase 750 estudantes de Corumbá
Evento
Delegados da 5ª Conferência do Meio Ambiente devem se inscrever previamente pela internet
Fisco Municipal
Prazo para adesão ao Regulariza Corumbá termina no dia 27 de novembro
Utilidade Pública
Bairros de Ladário sofrem falta de água nesta sexta, 22
Capacitação
Iniciada etapa no Pantanal de curso com especialistas em conservação da Natureza
Atualização
Homem esfaqueado andava nu pelo bairro Ceac em Ladário
Pantanal
Sem incêndios ativos, Bombeiros mantém monitoramento aos focos de calor
Destaque
Pantanal queimou mais vegetação nativa do que área de pastagem
Meio Ambiente
Luta entre jacaré e sucuri vence concurso mundial de fotografia
Agilidade
Polícia Civil em MS agora pode intimar por WhatsApp

Mais Lidas

Furto
Moto é recuperada e autor é preso em Corumbá
Informe Publicitário
Fiat Enzo lança modelos híbridos com condições especiais em Corumbá
Plantão
Bombeiros atendem cinco vítimas nas últimas 24 horas
Esclarecimento
MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família