São Jorge, um dos santos mais populares da igreja católica, caminha por todas as crenças e religiões e une pessoas das mais amplas diferenças. Ao mesmo tempo que um devoto católico reza para São Jorge na igreja, um espírita acende vela para Ógum, orixá que representa São Jorge no sincretismo religioso.
Todos os anos, no dia 23 de abril, a tradição da alvorada festiva, com fogos de artifício nas primeiras horas do dia, anuncia a largada para as homenagens ao santo também chamado de guerreiro. São Jorge, que segundo a história, pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos, renunciou a tudo para viver apenas sob o comando do Senhor e se tornou padre. O Santo da Capadócia tem devotos no mundo inteiro e no Brasil sua popularidade é altíssima.
No Rio de Janeiro, sua principal igreja, no bairro Quintino, região norte da cidade, a tradicional festa foi adiada para depois da quarentena, hoje, uma missa é transmitida pela internet. Em Corumbá (MS), onde São Jorge também possui grande número de fiéis em diferentes religiões, devotos evitam aglomerações, mas não deixam de exaltar o santo do dia com a queima de fogos que iniciou às 5 horas da manhã desta quinta-feira (23). Cada um em suas casas, fiéis explodem fogos como um pedido de socorro para vencer a pandemia e para que o mundo volte à normalidade.

Mesmo com tanta popularidade, a alvorada festiva divide opiniões. Logo cedo, poucos minutos após o inicio da queima de fogos, contrários a homenagem agitada já dava opinião em grupo privado da rede social em Corumbá. Na postagem, a mulher afirmava que respeitava todas as religiões, porém não concordava com tanto barulho tão cedo, acordando no susto crianças e idosos que estavam dormindo. Logo em seguida, uma enxurrada de comentários defendia a tradição.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário







