O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) contou com a participação de 66,6% dos candidatos em Mato Grosso do Sul. Na edição de 2024 houve redução no número de ausentes, de 33,4%, contra 34% do ano passado.
Ao todo, 51.199 pessoas se inscrevam para prestar a prova no Estado. Os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) indicam que houve aumento em inscrições comparado a 2023, quando se inscreveram 47.472.
Contudo, o número de presentes no primeiro dia do exame foi maior nesta edição, com 71,2% e 28,8% ausentes. Na edição anterior, foram 29,5% ausentes e 70,5% presentes.
Gabarito
Na próxima semana, acontecerá a divulgação dos gabaritos e provas no site do Inep. Já a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.
De acordo com o Inep, a reaplicação para os casos previstos em edital ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro.
Até o fim de novembro, o Inep ainda fornecerá uma lista dos estudantes que receberão a parcela extra de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, referente à participação em ambos os dias.
Quem tem direito à reaplicação da prova?
Podem pedir a reaplicação da prova o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas.
No caso de doenças infectocontagiosas, o candidato deve inserir um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação reaplicação. A solicitação é feita na Página do Participante do Enem, entre 11 e 15 de novembro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.