Alexandre Passos Miranda, carioca de Nova Iguaçú, no Rio de Janeiro, uma das personalidades do Carnaval de Corumbá, completa 45 anos neste sábado (27). Xandão, como é mais conhecido no mundo do samba, conheceu Corumbá em 2011, convidado pelo compositor Wander Timbalada para tocar cavaco na Escola Império do Morro. Logo em seguida, surgiu o segundo convite para ser intérprete da Imperatriz Corumbaense, onde está até hoje.
A sintonia com a cidade foi tamanha, que o sambista permaneceu em Corumbá, onde estabeleceu família e fez sua carreira. "Gostei da cidade da energia e da magia do Carnaval, que é quase igual ao do Rio de Janeiro".
Integrande de uma família de músicos do segmento gospel, Alexandre lembra de quando seu pai o levava ainda criança, aos 10 anos de idade, para assistir os desfiles nos blocos de rua em Nova Iguaçu. Aos 18 anos, Xandão já era ritmista.
O cavaco, instrumento que integra seu nome artístico, Alexandre ganhou do padrinho, e foi através das cordas do cavaquinho, que o músico iniciou sua caminha no Samba. Hoje, o músico toca todos os instrumentos de Percussão do samba e das escolas de samba, além do cavaco, o banjo e o bandolim.
Xandão, que é figurinha carimbada entre as rodas de samba, escolas e blocos da cidade, já teve o passaporte carimbado pela França, em 2005, com Projeto Afro do Rio de Janeiro. E pra quem já alcançou voos tão altos assim, o sonho de ser reconhecido mundialmente não é mpossível.
Pessoa de muitos amigos, Xandão diz que seu lema de vida é seguir em frente sem prejudicar ninguém. "Sempre junto com minha família, ajudando aqueles que precisam, na paz e acompanhando o crescimento das minhas filhas".
Os amigos de samba Rafael Lourenço, Braguinha, Fabiano Guedes e Breno Adrison enviaram vídeo em homenagem ao aniversariante do dia.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.