Menu
quarta, 15 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Sala de Crise acompanha evolução da seca no rio Paraguai

25 setembro 2020 - 09h13Ascom ANA

Para identificar medidas de resposta aos impactos da seca na Região Hidrográfica do Paraguai, em termos de gestão de recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instalou a Sala de Crise do Pantanal nesta terça-feira, 22 de setembro. A 1ª reunião aconteceu por videoconferência e possibilitou o nivelamento de informações sobre a seca que está ocorrendo na região e o prognóstico de chuvas para as próximas semanas.

A próxima reunião da Sala de Crise foi agendada para 1º de outubro, pois os usuários de água e os entes responsáveis pela resposta aos efeitos da seca no Pantanal demandam informações detalhadas e em tempo hábil sobre as condições observadas e sobre os prognósticos para a região.

Além dos membros da Diretoria Colegiada da ANA e outros servidores do órgão, participaram da 1ª reunião representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do governo federal ligados aos temas de: gestão dos recursos hídricos, meio ambiente, saneamento, proteção e defesa civil, monitoramento e previsão climática, pesquisa agropecuária, navegação e geração de energia. Também estiveram presentes membros de conselhos e associações de usuários, além de parlamentares dos dois estados.

Desde 2010, a região tem tido chuvas abaixo da média. Especialmente no ciclo hidrológico de 2019-2020, o período de chuvas foi mais desfavorável e chegou a aproximadamente de 70% da média esperada entre outubro de 2019 e o momento atual. Apesar das chuvas dos últimos dias, a projeção apresentada é de que as condições de seca permaneçam pelas próximas três semanas. A formação do fenômeno La Niña também vem sendo observada e ele pode se estender até o início de 2021, o que pode retardar o início das chuvas na região.

Os impactos dessa seca podem ser observados no nível de afluentes e em alguns pontos do rio Paraguai. Em algumas estações de monitoramento, os níveis registrados estão abaixo do normal para este período do ano. Isso tem se refletido sobre os usos da água, sobretudo no que se refere às condições de navegação. Captações para sistemas de abastecimento de água, como para a cidade de Corumbá (MS), também se aproximam de níveis de risco e demandam medidas de adaptação.

Durante a reunião, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que emite alertas hidrológicos na bacia, informou que passará a cobrir pontos de interesse para a segurança da navegação em seu monitoramento sistemático

Região Hidrográfica do Paraguai

Região Hidrográfica do Paraguai ocupa 4,3% do território brasileiro (363.446km²), abrangendo parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que inclui a maioria do Pantanal, maior área úmida contínua do planeta. Os principais cursos d’água são: rio Paraguai, Taquari, São Lourenço, Cuiabá, Itiquira, Miranda, Aquidauana, Negro, Apa e Jauru.

Na RH do Paraguai moram 2,39 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 87% em áreas urbanas. A maior das 78 cidades da RH do Paraguai é a capital de Mato Grosso: Cuiabá. Outras cidades também possuem contingente populacional significativo, como: Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), Corumbá (MS), Cáceres (MT), Tangará da Serra (MT) e Aquidauana (MS). Apesar de Campo Grande não estar localizada dentro da RH do Paraguai, a capital sul-mato-grossense exerce influência socioeconômica sobre ela.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nível Superior
Inscrições no processo seletivo da Educação de Ladário encerra nesta quarta-feira, 15
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Tem unidade em Corumbá
Multa de R$ 827,3 mil contra empresa de mineração vira hospital veterinário sobre rodas
Mais uma vez
Inscrições no concurso da Embrapa é prorrogada até 17 de janeiro
Produto Cancerígeno
Milhares de pacotes de "pó doce" são entregues para análise na Polícia Federal
Prestação de Serviço
Conserto na rede deixa dois bairros de Corumbá se agua nesta terça-feira, 14
Relatório em construção
Educação de Corumbá corre contra o tempo para melhorar estrutura das escolas municipais
Você concorda?
Ano letivo de 2025 iniciará com celulares proibidos em sala de aula
Fake News
Receita esclarece que fiscalização de Pix não afetará os autônomos
Mais de 20 anos
Inscrições para o PCAF da Cidade Dom Bosco ficam abertas até 28 de fevereiro

Mais Lidas

Oportunidade
Ladário abre processo seletivo para nível superior
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Pendências
Prefeito busca solução para garantir a construção de 181 casas populares em Corumbá
Ação policial
Homem acusado de agredir esposa e filhos menores é preso com faca
Em procura pela vítima, homem ameaçou a própria mãe e mais duas pessoas