Menu
terça, 26 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Quem faltou ao 1º dia do Enem pode fazer a prova deste domingo normalmente

09 novembro 2024 - 09h25Redação do Capital do Pantanal

Quem não foi ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 pode comparecer neste domingo, 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas de ciências da natureza e matemática. Mas afinal, o que muda entre o primeiro e o segundo dia de aplicação? O Inep respondeu algumas das principais dúvidas dos candidatos.

A pessoa afetada por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas no primeiro dia deve realizar a segunda parte do exame normalmente. Ela deve solicitar a reaplicação somente do dia em que não esteve presente. A solicitação deve ser feita entre 11 e 15 de novembro, por meio da Página do Participante. Apenas os casos previstos em edital têm direito a este pedido.

O participante que não se enquadrar nas regras da reaplicação será considerado ausente no dia em que faltou e terá as notas do segundo divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

Atendimento especializado

A aplicação para os participantes que solicitaram algum tipo de atendimento especializado segue o mesmo rigor da aplicação regular. O Inep realiza todos os procedimentos necessários para garantir a isonomia entre os participantes. Em caso de prejuízo comprovado, essas pessoas também poderão solicitar reaplicação.   

Horários

A aplicação segue o horário de Brasília. Os portões se abrem às 12h (11 horas em MS) e se fecham às 13h (12 horas em MS). As provas começam a ser aplicadas às 13h30 (12h30 em MS) e se encerram às 18h30 (17h30 em MS), meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo.

Comunicação oficial

O Inep orienta os participantes, a imprensa e a sociedade a se informarem por meio dos canais de comunicação oficiais do Instituto. Não são realizados contatos por ligação telefônica e mensagens via WhatsApp.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. *Informações do Inep.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Confira tabela
Estaduais feminino e de base entram na fase final
Reconhecimento
Prêmio Zumbi homenageia personalidades da luta pela igualdade racial em Corumbá
Meio Ambiente
Genilson reivindica instalação de lixeiras na Praça Generoso Ponce
Infraestrutura
IFMS Corumbá recebe obras com R$ 1,4 mi de investimento
Destaque
Talento e superação marcam segundo bloco dos Jogos da Juventude e MS chega a 22 medalhas
Operação Urso
PF prende acusado de tráfico de drogas em Corumbá
Meio Ambiente
Maior parte da Mata Atlântica tem menos de 30% de vegetação nativa
Beneficiário do Bolsa Atleta
Arthur Mariano é campeão da temporada 2024 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Zona Rural
Elinho cobra solução para problema de energia em Porto Esperança
PM e Agetrat
Operação Blitz remove nove carros por irregularidades em Corumbá

Mais Lidas

Últimas 24h
Socorro à vítima de engasgo com carne é destaque no plantão dos Bombeiros
Manifestação
MST e indígenas fazem bloqueio em três rodovias de MS
Estreitando laços
Confraternização reúne servidores da segurança pública e justiça em Corumbá
Utilidade Pública
Rompimento de adutora deixa o centro de Ladário sem água