Menu
sábado, 21 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Queimadas destruíram mais de 5 mil hectares do Pantanal de Corumbá em 72 horas

24 julho 2020 - 07h57Gesiane Sousa com informações do Climatempo

A previsão de chuva para próximos dias em Corumbá é muito baixa, segundo o Centro de Monitoramento, uma frente fria se aproxima da cidade na próxima semana, porém a chuva não vem no pacote. Ventos são esperados para este fim de semana e isso pode pior ainda mais o cenário de destruição da mata nativa, que já teve 5.500 hectares da região do Pássaro Negro, destruídos em apenas 72 horas.

Bombeiros de Corumbá contam com o apoio de militares vindos dos municípios de Jardim e Aquidauana, além de agentes do PrevFogo/Ibama. São mais de 20 homens distribuídos pelos focos de incêndio, que tem resistido a ação de combate e provocado grande volume de fumaça. A pouca distância dos focos de incêndio do perímetro urbano, menos de 50 quilômetros, tem facilitado a propagação da fumaça pela cidade. Corumbá está cinza.

Imagens captadas pelo satélite meteorológico Terra/MODIS operado pela NASA mostraram nesta quinta-feira, 23 de julho, dois grandes grupos de focos de fogo: além de Corumbá, a cidade de Cáceres (MT) também tem sofrido com as queimadas.

A análise do bioma como um todo mostrou que o Pantanal acumulou 3682 focos de foco de 1 de janeiro a 23 de julho de  2020, o que representa um aumento de 201% em um ano. No mesmo período em 2019. Pelo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Corumbá acumulou 2507 focos de fogo desde o início de 2020, a maior quantidade de focos .

O ranking dos 10 municípios com maior quantidade de focos de fogo em 2020 (INPE), até o dia 23 de julho é composto quase que somente por municípios de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

O ranking dos estados brasileiros com maior número de focos de fogo é liderado por Mato Grosso e seguido por Mato Grosso do Sul. A tabela feita pelo sistema de monitoramento de queimadas do INPE mostra a quantidade de focos de 1 de janeiro até o dia 23 de julho de 2020.

Vídeo enviado pelos Bombeiros a redação do Site Capital do Pantanal mostra a realidade do combate a queimada no Pantanal. Há fogo alto e grande quantidade de mumaça.

Pouca Chuva

O mês de junho está sendo com predomínio de tempo seco e quente sobre todo o Centro-Oeste do Brasil. A Região lidera o ranking de queimadas no Brasil em 2020, com 13373 focos entre 1 de janeiro a 23 de julho, 20% a mais do que no mesmo períodos do ano passado.

A falta de chuva em julho é comum no Centro-Oeste, bem como em todo o inverno e em parte do outono e até no começo da primavera. O período úmido é o verão, mas que este ano, em particular na região do Pantanal, foi de pouca chuva.

A chuva do verão é fundamental para refazer as reservas de água do Pantanal. Sem ela, a vegetação fica ressecada precocemente, o que colabora para um eventual alastramento de focos de fogo.

Previsão

Uma frente fria avança sobre o Pantanal nesta sexta-feira, 24 de julho, provocando basicamente aumento da nebulosidade . A chance de alguma chuva é baixa, mas o aumento da intensidade do vento preocupa e pode espalhar o fogo no fim de semana.

Uma segunda frente fria deve passar sobre o Pantanal na próxima semana, mas a chance de chuva também é pequena.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Governo Federal anuncia identidade visual do Brics 2025
Horário Reduzido
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Mais disciplina
Proibição de celulares nas escolas de MS deve começar em 2025
Lacunas no elenco
A menos de 30 dias do Estadual, Corumbaense ainda não tem técnico
Rconhecimento
Filme inspirado em Manoel de Barros é premiado na semana de seu aniversário
Ranking
UFMS está entre as 100 universidades mais sustentáveis da América Latina e do mundo
Mudança de Estação
Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país
Pela Educação
Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Decisão representa um avanço significativo na reparação histórica e no combate às desigualdades raciais no país
Fim de Ano
Unidades do Sebrae entram em recesso e retomam atendimento presencial em 6 de janeiro
Fronteira
Boliviano é flagrado com cápsulas de cocaína no corpo

Mais Lidas

Programação
Evento reúne 15 brechós neste fim de semana em Corumbá
Roupas e acessórios de marca ou populares estarão disponíveis para quem ama "garimpar"
Eleições 2024
Vereadores eleitos são diplomados em Corumbá
Aprovada na Câmara
Reforma administrativa acaba com quatro secretarias do Poder Executivo de Corumbá
Fim de Ano
Casa Mágica do Natal será aberta à visitação nesta quinta-feira, às 19 horas