Menu
quarta, 27 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Projeto Navio retomará ações em janeiro com atendimento integral à comunidade ribeirinha

27 novembro 2024 - 11h58Redação do Capital do Pantanal

Após conquistar o segundo prêmio consecutivo, o Projeto Navio já se prepara para sua terceira missão, que terá início em meados de janeiro de 2025. A iniciativa, que atende comunidades ribeirinhas, percorrerá o trajeto de Ladário a Porto Murtinho, levando assistência médica, odontológica, vacinação, exames e ações de vigilância em saúde em uma abordagem integrada de saúde única. A previsão é de que a expedição dure cerca de 21 dias.

Com foco na saúde humana, animal e ambiental, o projeto também realiza atividades de educação em saúde, incluindo a distribuição de filtros de barro e hipoclorito para conscientizar sobre a qualidade da água. Além disso, reforça a vacinação e promove orientações práticas que impactam diretamente o bem-estar das populações atendidas.

Na última missão, foram realizados cerca de 500 atendimentos, número que a equipe pretende superar em janeiro. “Estamos indo para a terceira edição e com isso incorporando mais pessoas, mais tecnologia, mais inovações e projetos que possam efetivamente melhorar as condições de vida e saúde dessa população”, adianta a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

Reconhecimento

O Projeto Navio (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada) foi idealizado para levar assistência às comunidades ribeirinhas e regiões de difícil acesso no Pantanal, oferecendo uma solução inovadora que integra as dimensões da saúde humana, animal e ambiental, em um conceito de Saúde Única.

A iniciativa é fruto de colaboração entre a SES/MS, Fiocruz Minas (Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais), a Marinha do Brasil e a SES/MT (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso).

Em outubro deste ano, o projeto conquistou o segundo lugar na 28ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). A premiação reconheceu a excelência da iniciativa ao fortalecer a gestão pública, promovendo maior eficiência e ampliando o acesso a serviços de qualidade para a população, especialmente nas áreas mais remotas do Estado.

E em novembro, foi um dos vencedores do XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – Edição 2024, conquistando o 2º lugar no Eixo Inovação e Sustentabilidade. Realizado pela Escolagov, o concurso teve por objetivo reconhecer e premiar as melhores iniciativas de inovação no setor público estadual, incentivando a adoção de práticas mais eficientes e criativas na gestão pública.

“As premiações reconheceram a excelência da iniciativa ao fortalecer a gestão pública, destacando a inovação da Coordenadoria de Saúde Única, a primeira no Brasil com essa abordagem integrada. Ao trabalhar de forma unificada entre diversos setores, conseguimos alcançar resultados significativos para as populações ribeirinhas e para todo o estado. É importante também destacar o empenho e a dedicação dos colaboradores da SES, que foram fundamentais para a concretização deste projeto”, finaliza a Coordenadora de Saúde Única, Danila Frias. *Informações da Comunicação da SES

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Confronto
Choque é acionado e protesto por água em aldeias tem tiros e feridos
Cooperação
Veículo de casal sequestrado na Capital é encontrado na Bolívia
Cultural
Votação em Concurso de Presépios começa segunda; vagas para concorrentes já foram preenchidas
Utilidade Pública
Prazo para adesão ao Regulariza Corumbá termina nesta quarta-feira, dia 27
Humanidade
Programa Família Acolhedora está com cadastro aberto até 13 de dezembro
De olho
Procon de MS alerta consumidores para compras conscientes na Black Friday
Inclusão
MS tem a quinta maior delegação do país nas Paralimpíadas Escolares 2024
Utilidade Pública
Três bairros de Corumbá estão com falta de água nesta quarta-feira, 27
Necessário
Alexandre solicita informações sobre problema no sistema de climatização do CEM
Tributo Obrigatório
IPVA 2025 em MS terá 15% de desconto para pagamento integral até o fim de janeiro

Mais Lidas

Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra óbito de rapaz de 25 anos em Corumbá
Operação Urso
PF prende acusado de tráfico de drogas em Corumbá
PM e Agetrat
Operação Blitz remove nove carros por irregularidades em Corumbá
Atualização
TJ nega recurso e mantém decisão que impede transferência dos rendimentos do FLONPLATA