Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei que cria no Município, o Dia da Comunidade Árabe, a ser celebrado anualmente em 25 de março, mesma data em que se comemora o Dia Nacional da Comunidade Árabe, instituído pela Lei Federal nº 11.764, de 5 de agosto de 2008.
A iniciativa partiu do vereador Allex Dellas e a data foi escolhida por ser o aniversário da primeira imigração árabe ao país, e por ser o local onde os imigrantes se estabeleceram, na Rua 25 de Março, em São Paulo.
Aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, a data passará a fazer parte do Calendário Oficial de eventos do Município de Corumbá.
Em sua justificativa, Allex fez um relato da imigração árabe ocorrida no início do século 20, devido ao sucesso econômico do Brasil e, principalmente, a instabilidade política do Império Otomano.
Os povos árabes emigraram, basicamente, por motivos religiosos e por motivos econômico-sociais ligados à estrutura agrária dos países de origem. A maioria dos imigrantes árabes vieram para Brasil, desembarcando em vários estados e cidades onde na época o comércio local era pujante, dentre elas na cidade de Corumbá, no então Mato Grosso.
Até 1920, mais de 58.000 imigrantes árabes haviam entrado no Brasil e a opção de trabalho das primeiras levas de imigrantes foi o comércio. A mascateação se tornou uma marca registrada da imigração árabe.
Nessa atividade, eles introduziram inovações que, hoje, são vistas como traços marcantes do comércio local popular, como a redefinição das condições de lucro, a introdução das práticas da alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, bem como das promoções e das liquidações.
Nas últimas décadas, a contribuição cultural dos árabes tem sido mais lembrada pela culinária, embora haja outros campos como o da indústria, da literatura, do cinema, do direito, da medicina, da universidade, entre outros, em que sua presença é marcante.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.