Menu
domingo, 24 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Projeto de conservação do bioma pantaneiro recebe apoio da General Motors

17 março 2022 - 12h33Mariana Conte

A General Motors (GM) agora é a nova apoiadora do Projeto Felinos Pantaneiros do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ong localizada no município de Corumbá-MS que atua na preservação e conservação do Bioma Pantanal.  

A GM que já participa de apoios a preservação do meio ambiente dentro de suas fábricas com programas de conservação de espécies, educação ambiental e mapeamento, agora também inclui nesses apoios de preservação o Felinos Pantaneiros.  

A nova apoiadora do projeto entregou para o IHP uma picape Chevrolet S10 Z71 para ser utilizada em atividades de campo e também incentivará atividades científicas e de educação ambiental do Instituto.  

Evento realizado na manhã desta quinta-feira (17), em Corumbá, na sede da concessionária Ase Motors, marcou essa parceria com assinatura de termo da Vice-Presidente de Relações Governamentais da GM, Marina Willisch e o Presidente do IHP, Ângelo Rabelo e entrega da picape. 

Autoridades civis e militares estavam presentes no evento que teve a participação especial da Companhia de Dança do Moinho Cultural com uma apresentação e encerrou com uma homenagem da GM a família Katurchi que está há 47 anos no município de Corumbá com a concessionária Ase Motors representando a GM na região e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do município.  

A nova parceria entregou uma picape para as atividades de campo do projeto. Foto: Divulgação

Felinos Pantaneiros 

O Felinos Pantaneiros existe desde 2015 atuando na Rede Amolar e na fazenda BrPec, localizada na região de Miranda-MS e tem como objetivo principal propor e executar ações de manejo que visem minimizar problemas causados pela predação de gado por grandes felinos, e predação de lavoura por porcos silvestres, assegurando melhores práticas e referência na harmonia entre produção e conservação. Além da avaliação de estratégias anti-predação do rebanho bovino, o projeto estima e avalia, utilizando câmeras-trap, aspectos ecológicos dos grandes felinos pantaneiros. 

É um projeto pioneiro para a conservação do meio ambiente que consiste na proteção e manejo desses felinos como a emblemática onça-pintada, que é um verdadeiro cartão postal do Pantanal sul mato-grossense. A onça pintada está na lista do Ministério do Meio Ambiente como uma das espécies ameaçadas.  

Atualmente o Felinos Pantaneiro tem parceria também com a Fundação Panthera, Fazenda BrPec, Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, Panthera Colômbia, ISA CETEP, ICMBIO e Onçafari  

Conservação Ambiental é fundamental 

Para a vice-presidente de Relações Governamentais da General Motors, Marina Willisch, o apoio de empresas a programas de conservação ambiental é fundamental para o país. “Reconhecemos enquanto companhia um potencial enorme no Pantanal, além de ser um patrimônio da humanidade e ter um dos biomas mais especiais do mundo temos nossos compromissos com a proteção do meio ambiente. Não adiante ser sustentável apenas com seus produtos fabris mas temos também que incentivar a sustentabilidade na sociedade como um todo e esse é o primeiro passo para incentivarmos projeto de biodiversidade em lugares que temos presença como empresa”, ressaltou.  

Marina Willsch, vice-presidente de comunicação da companhia afirma que o apoio ao projeto faz parte da visão de futura sustentável da GM. Foto: Capital do Pantanal

Ela lembrou que a GM já tem mais de 27 projetos de meio ambiente nos entornos das fábricas e dentro desses projetos já identificaram mais de 430 espécies e vem preservando e investindo.  

O Presidente do IHP, Ângelo Rabelo salientou que o instituto trabalha para assegurar a conservação do Pantanal. “A chegada da GM com essa parceria representa o gesto da iniciativa privada perceber que pode fazer algo a mais para a sociedade. Então é um fator de motivação para o nosso time que trabalha dedicado a proteção dos felinos e vai alcançar mais propriedades através do diálogo assegurando a conservação e proteção dessa espécie que gera renda por meio do turismo”, afirmou.  

Coronel Rabelo, presidente do IHP, destacou que a chegada da GM ao projeto incentiva outras instituições da iniciativa privada a perceberem que podem fazer mais para a sociedade. Foto: Capital do Pantanal

O Coordenador do Felinos Pantaneiros, o veterinário Diego Viana disse que o apoio da GM veio para garantir que estão no caminho certo com relação a proteção do bioma Pantanal. “Porque temos resultado científicos, práticos com a população corumbaense, com as fazendas, mas quando vemos uma empresa a nível global como a GM acreditando que vale a pena investir no programa Felinos Pantaneiro como uma estratégia de comunicação e sustentabilidade isso nos dá certeza que estamos trilhando o caminho certo e expandindo nossos horizontes de ações”, frisou.  

Diego comentou que as próximas ações do projeto é aumentar o número de monitoramento dos felinos com rádio colar GPS na Serra do Amolar e com isso ter um maior conhecimento como as onças utilizam essa região e como interagem com as pessoas que vivem na Serra do Amolar. Outro foco do projeto para esse ano de acordo com o Coordenador é o monitoramento das onças no perímetro urbano de Corumbá-MS junto com a resposta rápida de pessoas que acionam o Instituto em casos de ataques de onças a animais domésticos, com o objetivo de reduzir o conflito 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol
Presidente interino da FFMS projeta Campeonato Estadual 2025 com formato inovador
Reconhecimento
Edital premia mestres dos saberes da cultura popular tradicional de MS
Meio Ambiente
Justiça proíbe plantio de soja transgênica no entorno da Serra de Bodoquena
Prejuízo
Clientes da 123 Milhas tem até terça para conferir lista de indenização
Resultado
Bitto Pereira se reelege para mais três anos à frente da OAB/MS
Utilidade Pública
Dois bairros de Corumbá sofrem com a falta de água neste sábado
Destaque
Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Em 27 Capitais
TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
Âmbito Nacional
Nova fase da Operação Mute intensifica combate à comunicação ilícita nos presídios de MS

Mais Lidas

Últimas 24h
Derramamento de carvão em brasa na BR 262 é destaque no plantão dos Bombeiros
Reconhecimento
Moinho Cultural é escolhida Melhor ONG de MS e Melhor ONG de Cultura do Brasil
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Evento
Palestras em celebração aos 50 anos de tombamento do Forte Coimbra são transmitidas ao vivo