No próximo domingo, dia 26 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional das Aduanas, uma data que destaca o papel fundamental das aduanas no controle e fiscalização do fluxo internacional de bens, mercadorias e veículos. No Brasil, esse papel é desempenhado pela Receita Federal.
O trabalho dos profissionais da área aduaneira da Receita Federal contribui com a segurança das fronteiras; promove a facilitação do comércio internacional; combate o tráfico internacional de armas e drogas; protege a sociedade, a saúde pública, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural; promove o bem-estar econômico e social e combate a lavagem de dinheiro e a evasão de divisas.
Com o objetivo de aproximar a sociedade desse universo e promover maior transparência, a Receita Federal vem abrindo suas portas para que a sociedade possa conhecer por dentro o trabalho de fiscalização e controle aduaneiro exercido pelas Alfândegas. Nesse contexto, foi criado o projeto "Conheça Nossa Aduana", uma iniciativa interativa e educativa que convida a sociedade a visitar portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados do país. O projeto, que faz parte das ações de Cidadania Fiscal e promove transparência e educação, oferece visitas guiadas e gratuitas que podem ser agendadas, permitindo que os participantes conheçam de perto o trabalho de fiscalização e controle aduaneiro.
Uma das edições de maior destaque ocorreu em novembro de 2024, quando a Alfândega da Receita Federal em Corumbá recebeu um grupo de estudantes que havia reproduzido, em uma maquete escolar, o Posto Esdras da Alfândega. O trabalho, divulgado nas redes sociais, chamou a atenção pela criatividade e dedicação dos jovens. Durante a visita, os estudantes foram homenageados com medalhas institucionais, em reconhecimento ao interesse e esforço demonstrados em retratar o trabalho da Receita Federal. Em seguida, o grupo foi transportado em uma viatura oficial até o Posto Esdras, onde teve a oportunidade de comparar sua maquete à estrutura real e conhecer de perto as atividades desempenhadas pela instituição. *Informações RFB
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.