Aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 21 de novembro, a formatura de 28 militares da turma "Lobo Guará" de 2024 do Programa Marinheiro Empreendedor, uma parceria entre a Marinha do Brasil e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O programa é destinado a militares com vínculo temporário na Marinha do Brasil (MB) e àqueles que estão prestes a ingressar na Reserva Remunerada. Pioneiro na MB, o Programa Marinheiro Empreendedor tem como objetivo capacitar os participantes para desenvolverem planos de carreira empreendedores e sustentáveis, alinhados às oportunidades da região.
A parceria iniciada em 2019, que precisou ser interrompida durante o período da pandemia de Covid-19, foi retomada em 2023, com a assinatura de um novo Acordo de Cooperação, válido por cinco anos. A edição de 2024 incluiu 60 horas de aulas teóricas e práticas, abrangendo temas como empreendedorismo, economia, produção e finanças. As atividades foram realizadas entre agosto e outubro deste ano.
Presente na cerimônia, o comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, parabenizou os militares pela opção de investir na qualificação profissional. "Esta cerimônia concretiza o sucesso desta parceria, ao entregarmos os certificados de conclusão do curso realizado no corrente ano. Aproveito essa oportunidade para agradecer e parabenizar a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul pelo apoio constante e parceria profissional sólida, como também, parabenizar todos os militares que aproveitaram esta oportunidade, que este seja somente o primeiro grande passo rumo às conquistas que estão por vir", declara.
O Programa Marinheiro Empreendedor é coordenado pelo Serviço de Recrutamento Distrital, no âmbito do Com6ºDN, e de responsabilidade das docentes do Curso de Administração do Campus Pantanal da UFMS, sob a orientação/condução da Professora Doutora Roosiley dos Santos Souza e das Professoras Doutoras Dirce Sizuko Soken e Rosa de Barros Ferreira de Almeida.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.