Menu
domingo, 24 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Prognóstico da primavera: com altas temperaturas e possíveis chuvas, período deve ser o mais quente

Corumbá tem mínima de 26°C e máxima de 42°C para esta segunda-feira

23 setembro 2024 - 08h28Portal de Notícias do Governo

Iniciada no domingo, 22 de setembro, a primavera representa um período de transição entre a seca do inverno e as chuvas do verão na região central do Brasil. Considerada a estação com a maior ocorrência de tempestades de rápida duração, a primavera é capaz de gerar chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o período também representa o início da convergência de umidade vinda da Amazônia e retorno mais regular das chuvas, além de ocorrer ainda uma elevação gradativa das temperaturas devido a maior incidência de raios solares.

“Essa combinação faz com que os meses de primavera sejam, historicamente, os mais quentes do ano no Mato Grosso do Sul, em especial, o mês de outubro que é o mês mais quente do ano em vários municípios do Estado”, destaca o órgão.

Apesar do calorão comumente associado ao período, o prognóstico de primavera desenvolvido pelo Cemtec indica que os índices de chuva devem ficar dentro ou próximo da média histórica prevista para o trimestre OND (Outubro-Novembro-Dezembro).

Já quando se trata da temperatura do ar, os valores devem ficar entre acima e muito acima da média para o período, indicando um trimestre mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul. Ainda, as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de incêndios florestais para os próximos meses.

“Em relação aos dados de previsão de probabilidade de fogo para o período de SON, as regiões pantaneira e sudoeste encontram-se em nível de Alerta Alto e Atenção. Essas condições meteorológicas previstas, para o trimestre SON, são favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais”, informa o Cemtec sobre os meses de setembro, outubro e novembro.

O documento também indica 81% de probabilidade para a ocorrência do fenômeno oceânico-atmosférico La Niña. Responsável pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, o acontecimento gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica, impactam no regime de chuvas e podem favorecer o surgimento mais frequente de massas de ar frio. Apesar dos impactos, o La Niña não é o único fator que determina as condições climáticas.

Média histórica para o trimestre

 

De acordo com a média histórica de precipitação esperada para o trimestre em 30 anos, de 1981 a 2010, a chuva esperada para o período varia entre 400 e 500 mm na maioria das regiões. No noroeste do Estado, os acumulados variam entre 300 e 400 mm, já no sul e sudeste a variação ocorre entre 500 e 600 mm.

A respeito da temperatura do ar, a Normal Climatológica da temperatura média esperada para o trimestre OND em 30 anos, de 1981 a 2010, indica que em grande parte do estado os valores deveriam variar entre 24°C e 26°C. Na região noroeste, a variação deveria ser entre 26°C e 28°C, já no extremo sul a temperatura média ficaria entre 22°C e 24°C.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol
Presidente interino da FFMS projeta Campeonato Estadual 2025 com formato inovador
Reconhecimento
Edital premia mestres dos saberes da cultura popular tradicional de MS
Meio Ambiente
Justiça proíbe plantio de soja transgênica no entorno da Serra de Bodoquena
Prejuízo
Clientes da 123 Milhas tem até terça para conferir lista de indenização
Resultado
Bitto Pereira se reelege para mais três anos à frente da OAB/MS
Utilidade Pública
Dois bairros de Corumbá sofrem com a falta de água neste sábado
Destaque
Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Em 27 Capitais
TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
Âmbito Nacional
Nova fase da Operação Mute intensifica combate à comunicação ilícita nos presídios de MS

Mais Lidas

Atualização
Homem esfaqueado andava nu pelo bairro Ceac em Ladário
Últimas 24h
Captura de cobras e socorro à rapaz esfaqueado são destaques no plantão
Últimas 24h
Derramamento de carvão em brasa na BR 262 é destaque no plantão dos Bombeiros
Capacitação
Iniciada etapa no Pantanal de curso com especialistas em conservação da Natureza