Menu
quinta, 02 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Produção industrial do Estado volta a recuar em outubro, aponta Radar da Fiems

24 novembro 2016 - 10h03Redação

O índice de evolução da produção industrial sul-mato-grossense voltou a recuar no mês de outubro, assim como aconteceu em setembro, conforme a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas estaduais. “O índice de evolução da produção industrial marcou 45 pontos, redução de 5,5% em relação a setembro. O resultado indica que na passagem mensal houve aumento do número de empresas com queda na produção”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele destaca que, quando comparado com o mesmo mês de 2015, o índice registra elevação de 5,6%, sinalizando que, embora a conjuntura econômica ainda não seja a ideal, houve uma melhora razoável nos últimos 12 meses. “Por fim, em outubro de 2016, para 36,7% das empresas a quantidade produzida caiu, enquanto para 49,4% houve estabilidade e para 13,8% aumento”, explicou.

Além disso, a Sondagem Industrial identificou uma elevada ociosidade na indústria de Mato Grosso do Sul, sendo que para 48,9% dos respondentes a utilização da capacidade instalada esteve abaixo do usual para o mês de outubro. “Desempenho que se refletiu no índice, com o resultado permanecendo muito abaixo do patamar considerado adequado para o período. Por fim, a ociosidade média da capacidade instalada em outubro ficou em 35%, contra 30% no mês de setembro”, declarou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Já as expectativas em relação à demanda seguem positivas, contudo, perderam força no último mês com o índice relativo à demanda atingindo 50,8 pontos em novembro. “Esse é o sexto mês consecutivo em que o resultado fica acima da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza perspectiva de aumento da demanda para os próximos seis meses. Por outro lado, em outubro, esse mesmo índice marcava 52,4 pontos, apontando queda de 3,1% na passagem de um mês para o outro, enquanto os índices relativos ao número de empregados e quantidade exportada apontam que, na avaliação dos respondentes, não deve ocorrer crescimento no período considerado”, analisou Ezequiel Resende.

Com relação à intenção de investir, a Sondagem Industrial detectou um recuo a exemplo do mês anterior. “O índice relativo à intenção de investir do empresário industrial caiu na passagem de outubro para novembro, o indicador saiu de 41,3 para 40,8 pontos. Por outro lado, o desempenho mostra-se melhor quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, quando o índice marcava 37,1 pontos. Por fim, o índice de intenção de investimentos varia de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir”, finalizou o economista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ano Novo 2025
Operação da PRF registra 26 feridos e duas mortes nas rodovias federais de MS
Em Corumbá
Mãe denuncia estupro do filho de 9 anos
Prazo Final
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Oportunidade
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025
Histórico
Governo de MS lança edital de 7 milhões para o esporte, avança na inclusão e aprimora Bolsa Atleta
Alerta
Energisa orienta sobre os principais cuidados no período chuvoso
Retribuição
PMA doa mais de 116 kg de pescado apreendidos na Operação Piracema
Por seis dias
Munir fecha prefeitura de Ladário para investigar "maracutaias" da antiga gestão
Cidade Limpa
Dr Gabriel e Bia Cavassa lançam ação de limpeza de ruas, praças, terrenos e prédios públicos
Mais jovem
Vereadora mais votada de Corumbá destaca a importância da mulher na política

Mais Lidas

Organizando a casa
Prefeito determina retorno de servidores cedidos e atualização cadastral
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra dois óbitos; um deles por arma de fogo
Prioridade
Prefeitura dá inicio a operação de limpeza urbana em Corumbá
Modelos prontos
O Capital do Pantanal deseja um feliz 2025 com 55 mensagens inspiradoras