A tradicional Procissão Fluvial em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Ladário, que estava programada para acontecer no dia 24 de outubro e foi cancelada devido a um alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) naquela data, foi realizada na manhã deste sábado, dia 11 de dezembro, saindo do Porto Geral de Corumbá, pelo Rio Paraguai, até o cais do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval.
O transporte da imagem da Santa foi realizado pelo Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, acompanhado pelas Lanchas de Operações Ribeirinhas e embarcações da Capitania Fluvial do Pantanal e do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Ao contrário de anos anteriores desta vez não teve participação dos ribeirinhos, tão pouco de empresas de turismo. A imagem foi desembarcada no porto e seguiu com fiéis até a igreja.
O Vice Almirante do 6º Distrito Naval Paulo Cesar Bittencourt Ferreira acompanhou o cortejo e relembrou que a Marinha tem papel de destaque na história, uma vez que a imagem da santa foi doada por um marinheiro ao município ladarense. Bittencourt lembrou ainda do importante papel da Marinha na região, que está sempre à disposição para o resgate fluvial e aéreo de ribeirinhos que vivem isolados no Pantanal de Corumbá.
"A Marinha esta presente desde 1873 além das atividades de defesa e garantia da soberania nesta Fronteira, executa uma grande serie de atividade de auxilio e apoio a população ribeirinha. Apoiamos os governos no combate às queimadas, auxilio aéreo e aquático levando atendimento médico e odontológico em prol da comunidade. Nossa missão em defesa da pátria com 23 organizações militares executa ações cívico sociais e controle de trânsito e transporte de vacinas durante a pandemia" , disse o contra almiramte.