Menu
domingo, 24 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Processo de abertura de empresas em MS agora pode ser feito pelo WhatsApp

20 setembro 2024 - 09h49Marcelo Armôa, Semadesc

O processo de abertura de empresas, em todo o Mato Grosso do Sul, já pode ser feito por meio do aplicativo WhatsApp. O Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), lançaram o 'MS Agiliza Empresa no Zap'.

A novidade foi apresentada durante o 1º Seminário de Registro Empresarial da Jucems, realizado no auditório da OCB-MS nesta semana.

"Estamos gerando mais um meio de abertura de empresas, promovendo eficiência e facilidade aos empresários de Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo, vamos oferecer um treinamento para todos os servidores da JUCEMS, sobre atualizações das práticas e da legislação do registro empresarial", comenta o presidente da Junta, Nivaldo da Rocha.

Agora, basta que o empresário, contador ou qualquer pessoa que deseja abrir sua empresa em Mato Grosso do Sul cadastre o número (67) 3321-2393 em seu telefone celular, abra o aplicativo WhatsApp e inicie um bate-papo com o 'MS Agiliza Empresa no Zap' para dar início ao registro de um novo CNPJ, de qualquer porte, com facilidade e agilidade.

A tecnologia foi desenvolvida pela Junta Comercial do Estado do Ceará e cedida ao Projeto Redesim Conectada, que abrange nove juntas comerciais dos estados do AC, AM, AP, CE, DF, MT, MS, RR e RS em parceria com o Sebrae. A Jucems recebeu a ferramenta sem custo para atender, agilizar e desburocratizar os processos de abertura de empresa em Mato Grosso do Sul.

Após a abertura do seminário, foi realizada palestra via teleconferência com o tema 'Atualizações das Normas do Registro Empresarial', ministrada pela diretora do Drei (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração), Flavia Britto.

"A Jucems tem sido pioneira e servido de modelo em várias iniciativas dentro do pilar do Governo Digital. A gente observa claramente a dinâmica crescente da abertura de empresas e filiais em Mato Grosso do Sul, isso é um resultado direto dos investimentos feitos pelo Governo na própria Jucems, na modernização dos processos, na legislação arrojada que incentiva o empreendedorismo, e a melhora geral na economia sul-mato-grossense, com a atração de grandes empreendimentos que demandam, por sua vez, uma gama de prestadores de serviços locais, que acabam  necessitando dos serviços oferecidos pela Jucems", comenta o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

De acordo com relatório da Jucems apresentado em julho deste ano, atualmente, o registro automático de empresas em Mato Grosso do Sul é feito, em média, em 1 hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já está sendo concluído em 4 horas e 15 minutos.

O seminário foi realizado pela Jucems, juntamente com a Setdig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) e Semadesc, com o apoio do Sebrae/MS, Sistema OCB/MS, Sindha/MS, Sicredi e Seac.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol
Presidente interino da FFMS projeta Campeonato Estadual 2025 com formato inovador
Reconhecimento
Edital premia mestres dos saberes da cultura popular tradicional de MS
Meio Ambiente
Justiça proíbe plantio de soja transgênica no entorno da Serra de Bodoquena
Prejuízo
Clientes da 123 Milhas tem até terça para conferir lista de indenização
Resultado
Bitto Pereira se reelege para mais três anos à frente da OAB/MS
Utilidade Pública
Dois bairros de Corumbá sofrem com a falta de água neste sábado
Destaque
Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Em 27 Capitais
TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
Âmbito Nacional
Nova fase da Operação Mute intensifica combate à comunicação ilícita nos presídios de MS

Mais Lidas

Atualização
Homem esfaqueado andava nu pelo bairro Ceac em Ladário
Últimas 24h
Captura de cobras e socorro à rapaz esfaqueado são destaques no plantão
Últimas 24h
Derramamento de carvão em brasa na BR 262 é destaque no plantão dos Bombeiros
Capacitação
Iniciada etapa no Pantanal de curso com especialistas em conservação da Natureza