Menu
sexta, 18 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Primeira rodada Fiems/Vox Populi mostra como está o cenário eleitoral no estado

27 março 2018 - 08h05Fiems

A exemplo de anos eleitorais anteriores, a Fiems encomendou a primeira rodada de pesquisas do Instituto Vox Populi avaliando o cenário eleitoral para o Governo do Estado, Senado e Presidência da República em Campo Grande (MS). A publicação desta segunda-feira (23) é a primeira de três partes da pesquisa realizada para demonstrar as intenções de votos dos eleitores da Capital.

Essa primeira parte traz a preferência do eleitorado para governador, enquanto a segunda e terceira partes da pesquisa trarão as intenções de votos para senador e para presidente da República, respectivamente, e serão publicadas na terça-feira (27/03) e quarta-feira (28/03). De acordo com a pesquisa Fiems/Vox Populi, o primeiro aspecto levantado foi sobre a melhora ou piora do Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos anos.

Para 24%, o Estado melhorou, para 36% nem melhorou e nem piorou, para 37% piorou e 2% não sabem ou não quiseram responder. A pergunta “se nos últimos anos sua vida melhorou ou piorou” apontou que para 37% melhorou, para 34% nem melhorou e nem piorou e para 28% piorou, sendo que 1% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a satisfação em morar no Estado e 7% disseram estar muito satisfeitos, 65% satisfeitos, 21% insatisfeitos e 5% muito insatisfeitos, sendo que 2% não sabem ou não quiseram responder.

A respeito dos principais problemas do Estado, a maioria, ou 34%, apontou a saúde, enquanto em segundo aparece a segurança pública, com 18%, o desemprego, com 14%, a educação, com 12%, a corrupção, com 6%, as vias públicas, com 3%, a habitação, com 2%, a má administração do dinheiro público, com 2%, o desenvolvimento econômico, com 2%, as estradas, com 2%, e o saneamento básico com 1%, sendo que outros aparecem com 4%.

Cenário eleitoral

Sobre o cenário eleitoral, a pesquisa espontânea para o Governo do Estado, aponta do candidato emedebista André Puccinelli com 12%, seguido pelo candidato do PDT, Juiz Odilon de Oliveira, com 10%, e o atual governador, do PSDB, Reinaldo Azambuja com 5%.

Já a pesquisa estimulada aponta em primeiro lugar o candidato do PDT, Juiz Odilon de Oliveira, com 30% das intenções de voto, enquanto em segundo lugar está o ex-governador André Puccinelli (MDB), com 23%, e, em terceiro lugar, aparece o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 9% da preferência do eleitorado.

A pesquisa ainda traz os nomes do ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PTB), com 7%, e do médico Ricardo Ayache (PSB), com 2%, enquanto empatados com 1% aparecem o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), Humberto Amaducci (PT) e Suel Ferranti (PSTU). O candidato Adalto Garcia (PRTB) não conseguiu somar nenhum ponto percentual, sendo que brancos e nulos somam 11% e indecisos totalizam 13%.

Avaliação dos nomes dos candidatos

A pesquisa Fiems/Vox Populi também avaliou os nomes dos políticos apresentados na estimulada e 71% dos entrevistados avaliaram o Juiz Odilon de Oliveira como positiva, 17% como regular, 5% como negativa e 8% não sabem ou não responderam. A avaliação do ex-governador André Puccinelli foi positiva para 33%, regular para 34%, negativa para 29% e não sabem e não responderam 4%.

Já a avaliação do governador Reinaldo Azambuja é positiva para 24%, regular para 46%, negativa para 26% e não sabem e não responderam 4%, enquanto a avaliação do candidato do PT, Humberto Amaducci, é positiva para 18%, regular para 54%, negativa para 11% e não sabem e não responderam 16%.

Registrada junto à Justiça Eleitoral sob o nº BR 09120/2018 no dia 16 de março deste ano, a pesquisa Fiems/Vox Populi ouviu, de 17 a 21 de março deste ano, 500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 31 bairros do município de Campo Grande (MS). A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Nesta terça, a Fiems irá divulgar os números da intenção de voto para o Senado com primeiro e segundo voto.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/primeira-rodada-fiems-vox-populi-mostra-como-esta-o-cenario-eleitoral-na-capital/25696

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento