O presidente do Conselho de Administração da Vetorial, que atua em Mato Grosso do Sul nos setores da siderurgia e mineração, Gustavo Trindade Corrêa, foi um dos palestrantes no Congresso Florestal MS, realizado em Três Lagoas no dia 23 de maio passado e que antecedeu o Show Florestal, a maior feira da indústria do eucalipto do País.
O evento reuniu no Auditório José Paulo Rimoli, no Sesi do município, as principais empresas, indústrias e marcas florestais de Mato Grosso do sul, além de autoridades e pesquisadores para debates sobre o tema.
Gustavo Corrêa participou do painel “Novas oportunidades para o uso da madeira em MS” e discorreu sobre o tema “O mercado do carvão vegetal com finalidades siderúrgicas na Região do Centro-Oeste”.
Também participaram do painel Antônio José de Souza, gerente de biomassa na Eldorado Brasil Celulose S.A; Layssa Okamura, pesquisadora do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa); e Fernando Lopes Latorre, consultor da Paul Wurth do Brasil e sócio-diretor da Latorres Consultoria Ltda.
Evento aconteceu no Sesi em Corumbá. Foto: Assessoria Mercado
Após apresentar breve histórico das empresas, Gustavo Corrêa explicou que toda a logística de fornecimento de carvão vegetal às siderúrgicas é desenvolvida pela Vetorial Energética.
“Nossas empresas consomem cerca de 140 mil metros cúbicos de carvão por mês, enquanto que em todo o Estado de Mato Grosso do Sul o consumo mensal gira em torno de 2 milhões de metros cúbicos”, informou.
O carvão utilizado pela Vetorial provém de três fontes distintas: produção própria, contratos de longo prazo com produtores florestais e do mercado spot – carvão nativo com supressão regularizada.
Ferro-gusa
De acordo com Gustavo Corrêa, Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste que produz ferro-gusa via siderurgia. “Passamos de 230 mil toneladas para alcançar 550 mil toneladas este ano. Desse total, 480 mil toneladas serão produzidas pela Vetorial”, explicou o empresário.
Hoje, a siderurgia demanda no Estado 80 mil hectares de madeira, menos de 10% da demanda total em todo o Estado, onde o protagonismo é do setor da celulose. “Madeira que seria impraticável para a celulose, para nós é matéria-prima. Inclusive a casca, para a geração de energia”, finalizou Corrêa.
Feira
A Vetorial participou em Três Lagoas da 4ª edição, a Show Florestal – Feira da Indústria do Eucalipto, realizada no centro de múltiplos eventos Arena Mix, em Três Lagoas.
O evento é uma iniciativa privada com o objetivo de impulsionar o crescimento do mercado industrial de florestas plantadas, promover inovação e gerar negócios. A programação contou com caravanas, rodada de negócios e encontro de inovações e tecnologias florestais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Gustavo Correa, presidente da Vetorial. (Assessoria)


