Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Presidente da Vetorial fala sobre mercado do carvão em Congresso Florestal

O evento reuniu no Auditório José Paulo Rimoli, no Sesi de Três Lagoas, as principais empresas, indústrias e marcas florestais de MS

28 maio 2022 - 12h20Redação

O presidente do Conselho de Administração da Vetorial, que atua em Mato Grosso do Sul nos setores da siderurgia e mineração, Gustavo Trindade Corrêa, foi um dos palestrantes no Congresso Florestal MS, realizado em Três Lagoas no dia 23 de maio passado e que antecedeu o Show Florestal, a maior feira da indústria do eucalipto do País. 

O evento reuniu no Auditório José Paulo Rimoli, no Sesi do município, as principais empresas, indústrias e marcas florestais de Mato Grosso do sul, além de autoridades e pesquisadores para debates sobre o tema.  

Gustavo Corrêa participou do painel “Novas oportunidades para o uso da madeira em MS” e discorreu sobre o tema “O mercado do carvão vegetal com finalidades siderúrgicas na Região do Centro-Oeste”.

Também participaram do painel Antônio José de Souza, gerente de biomassa na Eldorado Brasil Celulose S.A; Layssa Okamura, pesquisadora do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa); e Fernando Lopes Latorre, consultor da Paul Wurth do Brasil e sócio-diretor da Latorres Consultoria Ltda.

Evento aconteceu no Sesi em Corumbá. Foto: Assessoria 

Mercado


Após apresentar breve histórico das empresas, Gustavo Corrêa explicou que toda a logística de fornecimento de carvão vegetal às siderúrgicas é desenvolvida pela Vetorial Energética. 

“Nossas empresas consomem cerca de 140 mil metros cúbicos de carvão por mês, enquanto que em todo o Estado de Mato Grosso do Sul o consumo mensal gira em torno de 2 milhões de metros cúbicos”, informou.

O carvão utilizado pela Vetorial provém de três fontes distintas: produção própria, contratos de longo prazo com produtores florestais e do mercado spot – carvão nativo com supressão regularizada.

Ferro-gusa


De acordo com Gustavo Corrêa, Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste que produz ferro-gusa via siderurgia. “Passamos de 230 mil toneladas para alcançar 550 mil toneladas este ano. Desse total, 480 mil toneladas serão produzidas pela Vetorial”, explicou o empresário.

Hoje, a siderurgia demanda no Estado 80 mil hectares de madeira, menos de 10% da demanda total em todo o Estado, onde o protagonismo é do setor da celulose. “Madeira que seria impraticável para a celulose, para nós é matéria-prima. Inclusive a casca, para a geração de energia”, finalizou Corrêa.

Feira


A Vetorial participou em Três Lagoas da 4ª edição, a Show Florestal – Feira da Indústria do Eucalipto, realizada no centro de múltiplos eventos Arena Mix, em Três Lagoas. 

O evento é uma iniciativa privada com o objetivo de impulsionar o crescimento do mercado industrial de florestas plantadas, promover inovação e gerar negócios. A programação contou com caravanas, rodada de negócios e encontro de inovações e tecnologias florestais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal