Menu
quinta, 26 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Prefeitura usa tecnologia e conceito de Cidade Inteligente no carnaval

10 fevereiro 2018 - 10h25Prefeitura Muniipal de Corumbá

A Guarda Municipal de Corumbá iniciou na quinta-feira, 08 de fevereiro, a utilização do sistema SIGO CADG, que aprimora o funcionamento da central de monitoramento, localizada embaixo do palco da praça Generoso Ponce, que fica na avenida General Rondon.

O sistema é referência no país e está sendo implementando na cidade em esforço conjunto para modernização do atendimento, segurança e conforto dos munícipes. Inicialmente, o sistema está direcionado ao carnaval, evento que mobiliza grandes ações do governo municipal. Posteriormente, caso seja aprovado, o SIGO CADG vai ser ampliado e passará a funcionar no dia a dia da população corumbaense.

O SIGO CADG é um sistema de gerenciamento de projetos, que tem como função integrar a gestão e operação de diversos setores dentro da mesma plataforma. Esse sistema foi utilizado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, auxiliando as forças armadas, policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, agilizando e facilitando o atendimento de ocorrências.  O CADG possui duas interfaces, uma voltada para o efetivo e outra, em forma de aplicativo, preparada para a população.

O efetivo da Guarda Municipal já passou por treinamento e está habilitado para trabalhar com a nova interface, preparado para atender as demandas da população, que download do aplicativo “Corumbá Digital” já está disponível nas principais plataformas (IOS e Play Store).

Raquel Robaldo, diretora técnica da empresa responsável pela plataforma, detalhou o programa. “Essa mesma plataforma de serviço foi utilizada nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, no carnaval em Olinda e no São João de Caruaru, que são eventos de grande porte. Esse conceito de cidades inteligentes está sendo implantado em diversas cidades. A intenção do sistema é auxiliar a gestão no dia a dia. O SIGO CADG é um produto de central e controle, já testado e pronto para ser utilizado pelos municípios”, disse.

“Após download você se cadastra e já pode utilizar a ferramenta. Inicialmente nós, em acordo com a Prefeitura, adicionamos algumas questões pontuadas, mas isso é facilmente ampliado futuramente, conforme a demanda”, esclareceu.

Secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel PM César Freitas Duarte, destacou a importância da utilização do sistema. “É uma ferramenta de grande utilidade para a segurança pública porque vai possibilitar a integração de todos os setores, dessa forma é possível retirar o melhor desempenho de cada segmento conforme a sua função. O prefeito Marcelo Iunes está preocupado em otimizar esse trabalho. É uma prova de conceito que foi oferecida gratuitamente e após os 30 dias, se for aprovado, abre a possibilidade de se adquirir o CADG. É um sistema de eficiência comprovada, utilizado em grandes eventos e que vem para nos auxiliar inicialmente no carnaval e dependendo da nossa avaliação pode ficar conosco para o dia a dia. Nós já temos aqui a nossa central de vídeo monitoramento, com cerca de 180 câmeras, temos projetos para ampliar tanto em questão de efetivo como também na estrutura, e nessa linha de ampliar e melhorar vai ser um diferencial agregar esse sistema na questão da segurança pública”.

O prefeito esteve na central de monitoramento da Guarda Municipal e disse que a ferramenta otimiza o tempo-resposta. “É muito importante esse tipo de recurso. Nosso efetivo precisa estar disponível para trabalhar para o munícipe, que é o nosso principal foco. Essa tecnologia vai dar agilidade ainda maior às atividades da Guarda Municipal, além de nos auxiliar na parceria com a Polícia Militar” , afirmou Iunes.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma
Mais controle
Pets terão identidade a partir de 2025
Publicado em Diário
Ministério destina R$ 40,8 milhões para projetos de segurança pública em MS
Em Pauta
Pontão e pontos de cultura de MS se reúnem com Ministério da Cultura para discutir trabalhos
Qual será?
Nome Feminino lidera preferência dos corumbaenses em 2024
A tiros
Homem morre em fazenda no Pantanal e Polícia investiga legítima defesa
Acusado não foi encontrado no local
Fim de Ano
Estradas de MS registram oito mortes em uma semana
Despedida
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Após o Natal
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Mais Lidas

Feliz Natal!
O Capital do Pantanal deseja um Natal abençoado para todos os leitores
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma
Mais controle
Pets terão identidade a partir de 2025