Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do esporte em Ladário, o prefeito Munir Ramunieh se reuniu nesta sexta-feira, 17 de janeiro, com o Diretor Presidente da Fundação de Esporte de Ladário, Cleyton da Conceição, e atletas das modalidades de futebol, judô, e jiu-jítsu de Ladário para juntos planejaram uma reformulação do esporte no município.
Durante o encontro, diversas ações estratégicas foram definidas, entre elas o retorno dos times esportivos representativos da cidade, como futebol, vôlei e basquete. A iniciativa visa não apenas fomentar as práticas esportivas, mas também gerar benefícios para diversos setores da comunidade, como ambulantes, taxistas e comerciantes, criando um impacto positivo na economia local.
Cadastro e Organização
Um dos pontos de destaque reivindicado pelos atletas é a criação de um cadastro geral para os times da cidade. A taxa de inscrição será definida pela organização, e os participantes terão acesso a premiações fornecidas pela Prefeitura Municipal de Ladário (PML). Em relação aos esportes de combate, os atletas afirmam que não há no município espaços adequados para a prática das modalidades, e por isso atualmente precisam se deslocar à cidade vizinha para treinar.
Na oportunidade, os atletas, acompanhados de seus pais e professores, apresentaram ao Prefeito Munir várias medalhas como uma mostra de sua capacidade competitiva. "Nas competições das quais participamos, temos orgulho de dizer que somos ladarenses, mas hoje não temos uniformes e nem local público para treinar e competir aqui na cidade, apenas academias particulares", relatou o professor João Gilberto, representante do grupo.
A FUNEL organizará uma agenda esportiva para otimizar o uso dos espaços e atender às demandas dos atletas e equipes de futebol. Sobre os espaços público para competições de luta, a nova gestão buscará a viabilização dos mesmo para que os atletas ladarenses realizem seus treinos e competições em locais públicos na cidade. Também foi discutido o apoio de empresários parceiros, que fornecerão uniformes e materiais esportivos, fortalecendo as equipes e incentivando a participação da população.
Apoio Logístico e Infraestrutura
A Prefeitura estudará a possibilidade de disponibilizar ônibus para transporte de equipes das diversas modalidades esportivas conforme agendamento prévio. Na reunião foi solicitado pela Administração que os técnicos sistematizem e especifiquem suas respectivas demandas e quantitativo de atletas para o Executivo Municipal, de posse de tais necessidades, se organize de forma a atendê-las a contento.
Enquanto o Estádio Municipal Vicente Fortunato passa por revitalização, medidas paliativas serão adotadas para proporcionar treinos de futebol em condições adequadas. Todos os campos de futebol do município passarão por manutenção regular, evitando ações emergenciais apenas nas vésperas de competições.
Foco na Inclusão e Desenvolvimento Social
Os times de veteranos, tanto femininos quanto masculinos, precisarão estar vinculados à FUNEL para receber apoio institucional. Também foi anunciado intermediação do Poder Público junto a apoiadores locais para patrocínio a campeonatos independentes. O bairro Alta Floresta receberá melhorias significativas, incluindo uma nova quadra de vôlei de areia, um campo de futebol society e a instalação de banheiros.
Retorno dos Times Profissionais
Sobre o retorno dos times profissionais de Ladário, a FUNEL confirmou que será possível, desde que as equipes apresentem ideias concretas e estejam devidamente regulamentadas. Essa medida faz parte de um esforço maior para projetar ações que afastem os jovens de caminhos perigosos e ofereçam um futuro melhor para as próximas gerações.
A reunião demonstrou o compromisso da FUNEL em transformar o esporte em um vetor de desenvolvimento social, econômico e cultural para Ladário. O esporte em todas as suas modalidades, como o futebol, competições de luta, natação, corrida, vôlei, basquete, etc., é visto como uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida da população e promover oportunidades, especialmente para os jovens.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.