Um espaço público revitalizado pela Prefeitura Municipal e que será mantido por uma parceria privada. Assim passa a Estação de Esportes da Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Universitário, que foi entregue para a população na manhã desta sexta-feira, 1º de julho.
Os cerca de 100 metros quadrados do espaço, amplamente frequentado por pessoas que buscam qualidade de vida através da prática atividade física, estavam sem iluminação e com aparelhos quebrados e estruturas corroídas pela ação do tempo.
“Era um espaço praticamente destruído, sem nenhuma condição de uso. Dentro dessa nossa linha de também cuidar dos detalhes da cidade, continuamos incentivando a prática de atividades físicas em espaços adequados para isso”, lembrou o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte.
Com a reforma, o local ganhou de volta pranchas de abdominais; um espaldar, aparelho utilizado para uma variedade de exercícios de alongamento; barras paralelas e de apoio, além de uma potente iluminação que permitirá o uso do local até durante à noite. Piso hidráulico também foi instalado, bem como lixeiras e bancos e concreto, sem esquecer de toda parte de sustentação do terreno que foi estabilizada com o reforço no muro de pedra.
O prefeito Paulo Duarte destacou que a parceria entre Prefeitura e setor privado garante, como no caso da Estação de Esportes, que a manutenção dos espaços públicos aconteçam de forma mais célere.
“A gente não diz nem tanto pelo custo de manter isso aqui, mas pela burocracia que existe com o dinheiro público que faz com que, como exemplo, hoje, observemos uma lâmpada queimada e, quando, após concluir todo processo de compra, já teremos duas avariadas”, explicou o chefe do Executivo.
Proprietário da Maria da Gelson, empreendimento localizado nas imediações da Estação de Esportes, o empresário Gelson Faoro, declarou estar muito satisfeito em ser convidado pela Prefeitura a apadrinhar o local que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas.
“A gente pensa que isso é muito importante, que essa ideia devia ser mais adotada por empresários também porque é uma maneira de preservarmos esses espaços. E que não seja somente a gente, mas que a população esteja conscientizada que esse espaço também é dela”, disse o empresário.
Além do prefeito, a vice-prefeita, Márcia Rolon; a primeira-dama e diretora-presidente da FUPHAN (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico), Maria Clara Scardini; o diretor-presidente da Fundação de Esportes, Elvécio Zequetto; e o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho, estiveram presente durante a entrega da Estação de Esportes da Avenida Rio Branco.