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Prefeito entrega kit para profissionais do Cadastro Único e do Bolsa Família

03 junho 2016 - 14h14Assessoria Institucional PMC
suas3O prefeito Paulo Duarte e a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, entregaram nesta sexta-feira, 3 de junho, o kits de trabalho para os 50 servidores que atuam no atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família. Cada kit contém duas camisetas, um boné e uma bolsa impermeável de lona. “Apesar de todas as dificuldades que o País todo enfrenta, estamos conseguindo manter todos nossos programas em pleno funcionamento na cidade, além de qualificar e ampliar serviços importantes para a população, principalmente aqueles voltados às famílias mais carentes”, afirmou Paulo Duarte. O prefeito também destacou a importância do trabalho realizado nos sete Centros de Atendimento de Assistência Social (CRAS) do município. “Quero muito agradecer a cada um vocês, pois esse contato próximo, acolhedor, que fazem com as pessoas é fundamental para cidadania. O SUAS em Corumbá funciona, e muito bem, graças ao trabalho de vocês”, reforçou. “Tanto o Cadastro Único quanto o Bolsa Família são programas Federais, mas a gestão deles é toda Municipal. Ou seja, tudo é executado e acompanhado pela Prefeitura”, detalhou a secretária de Assistência Social e Cidadania.  Corumbá hoje possuiu sete CRAS em todas as regiões da cidade, inclusive dois que atendem a zona rural e a região ribeirinha do Pantanal. “Também temos equipes no CREAS e no Centro Pop que fazem o atendimento do CadÚnico e do Bolsa Família, pois é onde atendemos famílias com vínculos rompidos e pessoas em situação de rua, respectivamente”, finalizou. Além da entrega dos kits, a manhã foi capacitação para os integrantes dos CRAS.   A formação continuada organizada pela coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família foi direcionada para técnicos, assistentes sociais e coordenadores das unidades administrativas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que diariamente realizam os atendimentos, orientação, acompanhamento dos beneficiários e inclusão de famílias no Cadastro Único para Programas Sociais. O objetivo do encontro é orientar os profissionais sobre a instrução operacional nº. 80/2016, de 25 de maio de 2016, da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania/ Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que divulga as melhorias implantadas na versão 7.15 do Sistema de Cadastro Único e os procedimentos para sua operação. As informações do Cadastro Único subsidiam a formulação e a implantação de políticas públicas voltadas para a promoção da melhoria de vida das famílias brasileiras de baixa renda. Para a operação do Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e a Caixa Econômica Federal (CAIXA), agente operador, desenvolveram o Sistema de Cadastro Único, para a entrada de dados das famílias a serem cadastradas ou que necessitam atualizar seus dados. A mudança é para agilizar o processo de atualização cadastral e dar maior rigor para o acesso ao sistema, pois trazem a validação imediata dos dados de pessoas cadastradas na atualização cadastral e dão maior segurança no acesso ao sistema. O Cadastro Único é uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social, é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias em vulnerabilidade e risco social, e por meio deste instrumento, pode-se consolidar de forma efetiva a inserção de um número maior de potenciais beneficiários nos programas de transferência de renda, buscando melhorar a vida das famílias que se encontra em situação de extrema pobreza ou risco social. Ao promover essas capacitações para os profissionais que atuam na Política de Assistência Social, é possível a construção de novos saberes diante das demandas sociais da população, possibilitando um novo olhar sobre as exigências no exercício profissional e, principalmente tornando o atendimento mais humanizado aos usuários. Nesta perspectiva, partir do mês de maio até o novembro de 2016, os profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, conforme cronograma de cursos nos quais foram inscritos, passaram a participar durante uma semana em Campo Grande do CAPACITASUAS - Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social – S suas

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