Menu
quinta, 04 de julho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa hoje

01 julho 2024 - 10h58Wellton Máximo, Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (1º), os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entra em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) - aprovada em dezembro do ano passado - que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar.

A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado.

Operação de crédito

A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.

Transparência

O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. Também a partir de hoje, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O CMN também obrigou as instituições financeiras a enviar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. O aviso terá de ser remetido com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Visita Técnica
Alunos do Instituto Acaia de São Paulo fazem pesquisa turística sobre Corumbá
Alinhamento
Forças Armadas detalham estrutura para apoiar combate aos incêndios no Pantanal
Relatório MPMS
Dos 20 pontos iniciais de incêndio no Pantanal, 17 são em Corumbá
Cronograma
Imasul publica resultados de concurso e faz convocações para próximas etapas
Meio Ambiente
Cada vez mais seco, Pantanal pode sofrer crise hídrica histórica em 2024
Fruto típico
Pesquisadores da UFMS desenvolvem milk-shake de bocaiúva em pó
Trajetória
UFMS celebra 45 anos de história com homenagens a servidores e ex-alunos
Futebol
Brasil empata com a Colômbia e fica em segundo lugar no Grupo D
Qualificação
IFMS abre inscrições para cursos livres no 2° semestre
Certificação
Moinho Cultural é reconhecido como Pontão de Cultura em Corumbá

Mais Lidas

Plantão
Carro colide em poste e mulher é socorrida com dores na coluna
Após 26 meses
Bandeira amarela pode deixar conta de luz até R$ 72 mais cara neste mês em MS
Fiscalização
Boliviana é presa com mais de 3kg de cocaína em cápsulas
Tecnologia
Grupo Meta terá de suspender uso de dados na internet para treinar IA