Menu
sexta, 27 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Pontão e pontos de cultura de MS se reúnem com Ministério da Cultura para discutir trabalhos

26 dezembro 2024 - 11h27Assessoria, Moinho Cultural

O Comitê Gestor e agentes culturais do Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul: “Moinho Cultural - Unindo os Pontos” se reuniram, no dia 14 de dezembro, com o Ministério da Cultura (MinC) e também os Pontos de Cultura do Estado para troca de experiências e discussões para o fortalecimento da missão.

A reunião aconteceu em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que é o Pontão de Cultura sul-mato-grossense. Os Pontões de Cultura são entidades ou instituições que articulam um conjunto de outros pontos culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação, divulgação e integração para com a sociedade.

Com a presença do coordenador de articulação do Cultura Viva do MinC, Leandro Anton, participaram do encontro membros do Comitê Gestor e representantes das organizações parceiras: Grupo Vozes Especiais, Sociedade Comunitária Gibiteca, Fundação Nelito Câmara, Circo do Mato e Grupo TEZ.

Durante o encontro, foram debatidas estratégias para fortalecer a rede de pontos de cultura, alinhar políticas públicas e ampliar o impacto das ações desenvolvidas nas comunidades.

“A reunião envolveu o Comitê Gestor do Pontão, que é um importante princípio de participação e organização de rede com todos os pontos de cultura. O comitê ajuda a planejar ações, mapear, e também formar, além da condução dos agentes de cultura viva, que é uma meta dentro do plano de trabalho, que é buscar renovação geracional”, explicou o coordenador de articulação do Cultura Viva do MinC, Leandro Anton.

Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, a reunião é um marco para a rede sul-mato-grossense. “A oportunidade de sentar com o Ministério da Cultura e fazermos um balanço das nossas ações e, junto com parceiros, discutirmos novas estratégias, compartilharmos nossas experiências até aqui é algo enriquecedor e fundamental para que continuemos transformando vidas por meio da cultura”, afirmou.
Representante do Ponto de Cultura Circo do Mato, a produtora cultural Laila Saad Pulchério foi uma das participantes da reunião. “A reunião dos pontos de cultura foi maravilhosa. É algo que só enriquece a gente e contribui para que tenhamos mais vontade e paixão. Nos entendemos, pois somos pessoas parecidas, que atuam em áreas diferentes. Estou feliz por estar em Corumbá e fazer parte dessa rede”, destacou.

Os Comitês Gestores desempenham um papel fundamental na articulação e implementação de políticas culturais em nível local e regional. Eles são responsáveis por identificar necessidades, propor ações e mobilizar recursos para promover a cultura de forma ampla e inclusiva.

Sobre o Pontão Moinho Cultural

Comemorando 20 anos em 2024, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crime
Autores de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma
Mais controle
Pets terão identidade a partir de 2025
Publicado em Diário
Ministério destina R$ 40,8 milhões para projetos de segurança pública em MS
Qual será?
Nome Feminino lidera preferência dos corumbaenses em 2024
A tiros
Homem morre em fazenda no Pantanal e Polícia investiga legítima defesa
Acusado não foi encontrado no local
Fim de Ano
Estradas de MS registram oito mortes em uma semana
Despedida
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Após o Natal
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Mais Lidas

Qual será?
Nome Feminino lidera preferência dos corumbaenses em 2024
A tiros
Homem morre em fazenda no Pantanal e Polícia investiga legítima defesa
Acusado não foi encontrado no local
Fim de Ano
Estradas de MS registram oito mortes em uma semana
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez