O Comitê Gestor e agentes culturais do Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul: “Moinho Cultural - Unindo os Pontos” se reuniram, no dia 14 de dezembro, com o Ministério da Cultura (MinC) e também os Pontos de Cultura do Estado para troca de experiências e discussões para o fortalecimento da missão.
A reunião aconteceu em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que é o Pontão de Cultura sul-mato-grossense. Os Pontões de Cultura são entidades ou instituições que articulam um conjunto de outros pontos culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação, divulgação e integração para com a sociedade.
Com a presença do coordenador de articulação do Cultura Viva do MinC, Leandro Anton, participaram do encontro membros do Comitê Gestor e representantes das organizações parceiras: Grupo Vozes Especiais, Sociedade Comunitária Gibiteca, Fundação Nelito Câmara, Circo do Mato e Grupo TEZ.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias para fortalecer a rede de pontos de cultura, alinhar políticas públicas e ampliar o impacto das ações desenvolvidas nas comunidades.
“A reunião envolveu o Comitê Gestor do Pontão, que é um importante princípio de participação e organização de rede com todos os pontos de cultura. O comitê ajuda a planejar ações, mapear, e também formar, além da condução dos agentes de cultura viva, que é uma meta dentro do plano de trabalho, que é buscar renovação geracional”, explicou o coordenador de articulação do Cultura Viva do MinC, Leandro Anton.
Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, a reunião é um marco para a rede sul-mato-grossense. “A oportunidade de sentar com o Ministério da Cultura e fazermos um balanço das nossas ações e, junto com parceiros, discutirmos novas estratégias, compartilharmos nossas experiências até aqui é algo enriquecedor e fundamental para que continuemos transformando vidas por meio da cultura”, afirmou.
Representante do Ponto de Cultura Circo do Mato, a produtora cultural Laila Saad Pulchério foi uma das participantes da reunião. “A reunião dos pontos de cultura foi maravilhosa. É algo que só enriquece a gente e contribui para que tenhamos mais vontade e paixão. Nos entendemos, pois somos pessoas parecidas, que atuam em áreas diferentes. Estou feliz por estar em Corumbá e fazer parte dessa rede”, destacou.
Os Comitês Gestores desempenham um papel fundamental na articulação e implementação de políticas culturais em nível local e regional. Eles são responsáveis por identificar necessidades, propor ações e mobilizar recursos para promover a cultura de forma ampla e inclusiva.
Sobre o Pontão Moinho Cultural
Comemorando 20 anos em 2024, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.