O “Pontão de Cultura Moinho Cultural - Unindo os Pontos”, sediou, no último fim de semana, o curso Estamparia têxtil e serigrafia, ministrado pela arquiteta e design Ana Paula Badaro e por Marcelo Monastério, que trabalha com serigrafia.
Como escolher e preparar a arte e os fotolitos; como estampar manualmente e o processo para cada matriz diferente; a limpeza e o acondicionamento de tintas e telas; diferentes superfícies de impressão; estamparia, cores, contraste e composição, possibilidades criativas foram alguns dos temas trabalhados no curso. A capacitação também tratou sobre a serigrafia em si, desde o processo sobre como esticar a seda na tela, queimar a tela com a estampa já desenvolvida até o preparo da tinta e aplicação sobre o tecido ou outra superfície. O curso teve duração de dois dias.
“A ideia deste curso era transmitir um pouco do nosso conhecimento e trocar. Foi uma troca muito grande nesses dois dias de curso. Aprendemos e passamos o pouco que sabíamos. A ideia é dar esse start nesse ponto de cultura importantíssimo em Corumbá e dar continuidade com oficinas para outros grupos”, destacou Ana Paula Badaro, que está também à frente da Badda, uma marca que tem como forte o design de superfície em produtos feitos a mão.
Para Alan Lopes, participante do curso, a capacitação foi uma alquimia. “É uma mistura de cores, de química mesmo, com a criação do quadro até ir para a estamparia. Foi uma experiência nova, curiosa. Espero que outros cursos estejam disponíveis para nossa qualificação”, destacou.
O Moinho Cultural é um Ponto de Cultura desde 2004 e, neste ano, foi certificado também como um Pontão. Os Pontões de Cultura são entidades ou instituições que articulam um conjunto de outros pontos culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação, divulgação e integração para com a sociedade.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.