Menu
quarta, 04 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Poder Judiciário avalia estratégias e traça metas para 2025

03 dezembro 2024 - 12h01Portal de Notícias do Governo

Mato Grosso do Sul sedia o 18° Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), nesta segunda-feira, 02 de dezembro e terça-feira, 03, onde será avaliada a estratégia nacional do Poder Judiciário, aprovadas as metas nacionais e específicas para 2025 e ainda divulgado o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade 2024.

O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento, juntamente com o presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso e o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), em exercício, desembargador Dorival Renato Pavan, e ainda presidentes dos Tribunais de Justiças dos estados e do Distrito Federal.

“É importante o encontro tratar de tecnologia, comunicação e sustentabilidade. Temos um envolvimento com o tema, pois quando assumimos o Governo do Estado no ano passado, definimos quatro grandes eixos estratégicos que permeiam todas as políticas públicas, que são prosperidade, digital, verde e inclusão. E todas as nossas ações têm, de certa forma, uma aderência muito grande nessas áreas", afirmou Riedel.

Com o tema Comunicação, Tecnologia e Sustentabilidade, o evento é destinado a magistrados e servidores dos tribunais estaduais, federais, trabalhistas, eleitorais e militares. Durante o ENPJ, será realizado o debate de temas relacionados à governança judiciária e ao aprimoramento dos serviços jurisdicionais.

Ministro Barroso destacou suas metas individuais quando tomou posse no Supremo e CNJ em setembro do ano passado. Foto: Bruno Rezende

"Apresento os números do judiciário para que todos tenhamos as informações adequadas de onde nós estamos em termos de prestação judicial. O que foi possível fazer nesse ano de gestão, e as metas, as nossas propostas para o futuro. Quando eu tomei posse no Supremo e no CNJ, em setembro do ano passado, uma das minhas principais proposições era buscar a pacificação do país. Alguns fatos mantiveram o país um pouco agitado, mas a verdade é que nós tivemos a mais absoluta normalidade institucional com relações independentes, mas harmoniosas, entre todos os poderes. E sempre lembrando que uma democracia tem lugar para liberais, conservadores, progressistas. Portanto, a recuperação da civilidade, a capacidade de todos nós podemos conversar, colocar as ideias na mesa, com educação, com respeito e consideração pelo outro, é um esforço que todos nós precisamos fazer a partir do Poder Judiciário. Quem pensa diferente de mim, não é meu inimigo, é meu parceiro na construção de uma sociedade plural, aberta e democrática. Nós pensamos diferentes, neste Judiciário com 18 mil de juízes, mas nós prezamos os valores que nos reúnem, de realização da justiça em busca da verdade possível e de preservação da dignidade", afirmou Barroso.

No evento também foi lançado o portal único do Poder Judiciário - Jus.br –, que integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros, simplificando o acesso e a utilização desses serviços para os profissionais da área jurídica. A nova plataforma, desenvolvido pelo CNJ por meio do Programa Justiça 4.0, otimiza processos e promove transparência, além de garantir a segurança, agilidade e eficiência da prestação jurisdicional.

Desafios

Nesta segunda-feira (2), antes do ENPJ foi realizado o “Encontro de Tecnologia do Poder Judiciário”, onde foram discutidos os desafios atuais e a construção de uma visão de futuro para área de tecnologia do CNJ e dos tribunais brasileiros.

Hoje (3) será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, que reconhece as ações dos 91 tribunais brasileiros nas áreas de Governança, Produtividade, Transparência, Dados e Tecnologia.

As Metas Nacionais do Poder Judiciário, definidas anualmente desde 2009, representam o compromisso dos 91 tribunais brasileiros para a melhoria da prestação dos serviços da Justiça em todo o país. Entre os dias 4 e 8 de novembro, o CNJ realizou uma consulta pública em seu site, para que cidadãos interessados pudessem compartilhar suas sugestões e participar da construção das prioridades do Judiciário brasileiro para o próximo ano.

Regulamentadas pela Resolução CNJ nº 325/2020, as metas são fundamentais para o monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, permitindo a avaliação das ações dos tribunais e análise de indicadores de desempenho. Os parâmetros das metas nacionais para 2025 foram debatidos pelos tribunais nas duas reuniões preparatórias promovidas pelo CNJ nos meses de maio e agosto.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura Popular
Votação para escolher vencedores do Concurso de Presépios 2024 termina neste sábado
Destaque
Com 93 medalhas, MS fecha as Paralimpíadas Escolares na quinta colocação geral
Justiça Eleitoral
Eleitos em Ladário serão diplomados no dia 17 de dezembro
Desdobramentos
Justiça nega pedido do MP pelo afastamento do prefeito de Ladário
Beleza Corumbaense
Coroação da Miss e Mister Corumbá 2024 acontece hoje
Desafio
Chicão Vianna celebra a prorrogação da situação crítica de escassez hídrica do Rio Paraguai
Nacional
Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE
Meio Ambiente
Vereador Elinho pede apoio de autoridades para prorrogar proibição da pesca do Dourado
No centro
PM recupera produtos de lanchonete furtada e conduz suspeito para delegacia
Indivíduo afirma que sacola com produtos furtados foi jogada em sua direção por um desconhecido
Últimas 24 horas
Controle de marimbondos é destaque no plantão dos Bombeiros

Mais Lidas

Últimas 24 horas
Trabalhador rural atacado por porco monteiro é destaque no plantão dos Bombeiros
Alerta
Temporal pode chegar com ventos de até 100 km por hora
Efetivo reduzido
Policiais Penais protestam pela falta de regulamentação da carreira
Agenda reduzida
Lula deve ir só à inauguração de fábrica em MS, dizem deputados