A Associação das Marias Bonitas do Lontra e o Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae, promoveram ação na comunidade do Passo do Lontra, formada principalmente por pescadores, para estilizar residências e transformar o local em atrativo para turistas. A região fica dentro do município de Corumbá, às margens da Estrada Parque e próximo a hotéis que recebem visitantes nacionais e estrangeiros.
A proposta desse trabalho está englobada em ações de governança que a comunidade recebe por meio do Pró Pantanal, com desdobramento para incentivar os moradores a promover transformação local que pode contribuir na geração de renda. Entre os moradores há um guia turístico que atua na região e pretende construir um roteiro que envolve a vila de casas no circuito.
O consultor do Sebrae/MS Volmir Meneguzzo explicou que resgatar a cultura em comunidades pode representar em um potencial tanto na geração de renda, como proporcionar melhora da autoestima. “Todo o projeto, quando foi pensado, era para ter um resgate de motivação, de autoestima. Trabalhar com o associativismo era a intenção também e a associação criada pelos moradores está totalmente envolvida. Temos ações para gerar renda, em uma primeira etapa, quando moradores desenvolveram atividades ligadas ao artesanato. Agora, eles estão transformando o ambiente onde vivem. É um desafio proposto que está sendo superado.”
Para orientar os moradores envolvidos na produção artística e de transformação das casas, o artista campo-grandense Ton Barbosa, que já promoveu intervenções em monumentos e espaços públicos de Campo Grande, fez orientações e produziu desenhos que foram transferidos para duas residências. “A gente conseguiu envolver todo mundo, todos pintaram, até crianças participaram. Isso fez o trabalho ficar pronto super-rápido. É uma semente para eles reproduzirem. Conversei muito com eles que todos juntos dá para fazer, a união transforma e a arte atrai público”, salientou.
Depois das pinturas realizadas em duas casas, a proposta é que a Associação das Marias Bonitas do Lontra faça o engajamento e toda a comunidade passe por mudanças estéticas, o que envolve a pintura de 30 casas. O guia turístico e morador da vila, Tony Viller comentou que já deve colocar no passeio que ele promove com turistas na região o trajeto na comunidade. Na casa dele, por exemplo, foi pintada uma onça-pintada. O profissional atua diretamente para guiar turistas no Passo do Lontra que querem fazer avistamento do felino.
“Essa mudança faz com que eu tenha muita segurança para mostrar, contar histórias dos moradores. Eu vou poder fazer um tour, trazer as pessoas para fotografar, na minha visão como empreendedor, isso vai ser um roteiro a mais. Eu via fotos de turistas de pinturas desse tipo no Rio de Janeiro, na Bahia, em Pernambuco”, contou o profissional do trade turístico.
A presidente da Associação das Marias Bonitas do Lontra, Servarina Pedroza Louveira, acrescentou que essa etapa de ações do Pró Pantanal na comunidade contribuiu para aumentar o interesse de moradores em participar de atividades ligadas à entidade. “Nossa intenção é poder movimentar a comunidade, com a participação do máximo de moradores”.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.