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Pesquisa: 69,23% devem comprar presente para o Dia das Crianças em Corumbá e Ladário

23 setembro 2024 - 10h17Gesiane S. Lourenço

Faltando menos de um mês para o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o comércio local já começa a sentir o aumento nas vendas, que neste ano, em Corumbá e Ladário, devem movimentar R$ 11.257.584 com presentes e R$ 53.515.849 com comemorações. 

De acordo com a pesquisa de Intenção de compras e comemorações realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS em parceria com o Sebrae/MS, neste ano terá menos gastos com presentes e mais com comemorações. As pessoas entrevistadas pretendem gastar o valor médio de R$ 229,31 com presentes e R$ 221,18 com comemorações. 

“Temos um percentual de 68,7% que informam que irão dar presentes na data e 54,6% que irão comemorar. Quando falamos em presentes, uma dica importante para o lojista é que a maior parte dos compradores, 50%, vai prestigiar a escolha da criança, mas a qualidade (33%) e a vitrine (9%) também têm grande importância. Além disso,  70% vão pagar à vista e esperam descontos por isso”, lembra a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira. Entre os que não irão presentear na data, 21,6% alegam fatores econômicos, como falta de dinheiro ou receio em gastar.

Quanto às comemorações, a maior parte dos entrevistados, 51,9%, informam que irão passar o dia em família e preparar uma refeição; 17% pretendem fazer um passeio, além de outros 11,5% que dizem que irão a uma lanchonete ou sorveteria.

A grande maioria dos moradores de Corumbá e Ladário, 74%, afirmam que pretendem fazer as compras pessoalmente no centro comercial da região. O maior atrativo na decisão da compra é o desconto no pagamento à vista, apontado por 69,95% dos entrevistados. Entre os itens que pretendem comprar, os brinquedos são a preferência de 51,14%, seguido de roupas por 26,23%, calçados 12,12%, eletrônicos 4,11% e skate, patinetes e afins 2,72%.  

Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, ressalta que 86% dos consumidores farão compras presenciais, incluindo 17% que pretendem ir às lojas de bairros. “Então, para os pequenos negócios é um grande momento”. Para aumentar faturamento e vendas, algumas das estratégias sugeridas são descontos progressivos e ofertas-relâmpago; dispor de condições de pagamento flexíveis para acomodar diferentes perfis de clientes, lembrando que 34% dos consumidores valorizam o parcelamento no cartão de crédito. Diversificar o estoque, levando em conta que brinquedos, roupas e calçados são apontados como itens de preferência nas compras. “É fundamental que as lojas estejam bem abastecidas com esses produtos e ofereçam diversas opções de escolha”. Ter um ambiente acolhedor, em que os pais possam fazer as compras enquanto as crianças se divertem, além de ofertar pequenos brindes, também pode conquistar a clientela.

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