O Governo de Mato Grosso do Sul lançou o “Pacto Pantanal”, o maior programa de conservação ambiental do Brasil, com investimentos de mais de R$ 1,4 bilhão até 2030. O programa visa promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das comunidades pantaneiras, com ações em áreas como infraestrutura, mobilidade, segurança e produção local.
“Nós estamos construindo uma história de êxito para o Pantanal e as pessoas que vivem naquela região, para garantir o bem-estar de todos. O Pacto Pantanal é um conjunto de ações que contemplam diversas áreas, mas com foco na preservação e para beneficiar a população local”, explicou o governador Eduardo Riedel.
Uma das principais frentes do programa é o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que visa incentivar a preservação e restauração ecológica do bioma. João Paulo Capobianco, ministro substituto do Ministério do Meio Ambiente (MMA), destacou a inovação da medida: “O que o Governo de Mato Grosso do Sul está fazendo, é inovador para o setor da produção agropecuária... É pioneiro, está sendo aberta uma nova oportunidade.”
Além disso, o programa conta com o apoio do governo federal para o combate aos incêndios florestais, com o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-Pantanal). “Estamos preparados, com todo o planejamento e as equipes já em campo realizando ações preventivas”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Frederico Salas.
O Pacto Pantanal também criará o Fundo Clima Pantanal, que financiará o pagamento de PSA a ribeirinhos, produtores rurais e povos originários. Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, reforçou: “O produtor rural, que sempre esteve no Pantanal e sempre preservou o bioma, vai ser remunerado, é uma ação extremamente importante.”
Com uma abordagem integrada de preservação e desenvolvimento, o Pacto Pantanal é um marco para a proteção do bioma e o bem-estar das comunidades. *Com informações da Agência de Noticias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo de MS regulamenta programas que buscam inclusão social para mulheres e famílias vulneráveis
Bombeiros registram 11 ocorrências com oito vítimas atendidas em 24 horas
TempoFim de semana de sol encoberto com alerta para chuva forte na região
Sábado e domingo têm mínima de 24°C e máxima de 37°C

Feira científica do IHP destaca ações de monitoramento no Pantanal

Crianças e adolescentes participam de plantio em comemoração aos 23 anos do IHP

Corumbá é selecionada para integrar programa Cidades Modelos Verdes Resilientes

Idoso atropelado por motociclista evadido está no CTI

Cresce 9% o número de atendimentos realizados pela Defensoria de MS

Exemplo de cidadão e profissional, Dr. Wilson Baruki completa 90 anos
