Menu
quinta, 26 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Padre de MS é denunciado por relacionar bruxaria e satanismo à tragédia no RS

21 maio 2024 - 09h56Gesiane S. Lourenço

O padre Paulo Santos da Silva, da Paróquia São Vicente de Paulo, do município der Nova Andradina, foi denunciado ao MPF (Ministério Público Federal) por ignorar fatores ambientais e relacionar as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul à bruxaria, satanismo e também ao ateísmo entre gaúchos. 

A denúncia foi feita pelo deputado estadual Leonel Guterres Radde (PT) e recebida nesta segnda-feira (20) pela Procuradoria da República em Dourados, que é a unidade do MPF referência para analisar casos ocorridos em Nova Andradina. 

"O Rio Grande do Sul há muito tempo abraçou a bruxaria e o satanismo. Há muito tempo, o meu povo tem se afastado de Deus. Deus não precisa mandar sofrimento para a nossa vida porque ele não faz isso, mas nós mesmos às vezes buscamos, na fragilidade humana, coisas ruins para nós", diz um trecho.

O nome do religioso aparece numa lista de padres no site da Diocese de Naviraí, a instituição católica responsável pelas igrejas de Nova Andradina e outros municípios próximos. Segundo as informações ali publicadas, Paulo é natural de Porto Alegre (RS), o que explicaria o termo "meu povo".

"O secularismo chegou no Rio Grande do Sul. O estado mais ateu da federação. Existem mais centros de macumba na cidade de Porto Alegre do que no estado da Bahia inteiro. Precisamos buscar a Deus, porque quando vier a adversidade, quando vier a dor, o que vai nos manter de pé é a fé. O sofrimento existe, a chuva, os terremotos, os alagamentos existem, em todos os lugares é assim, mas o que vai determinar um povo ficar de pé ou prostrado na derrota, é a fé", diz outro trecho vídeo.

Numa tentativa de falar com o padre, o telefone da Paróquia São Vicente de Paulo só deu ocupado. Já a Diocese de Naviraí informou que "não tem nada a declarar e que, se for o caso, tem equipe responsável para publicar uma nota".

Denúncia

As declarações foram dadas durante uma missa, conforme as imagens anexadas a denúncia, com o religioso tendo ao lado uma bandeira do Rio Grande do Sul.

De acordo com consulta no sistema de processos do MPF, a denúncia tramita como "notícia de fato" e é analisada como "crimes de preconceito". A assessoria de imprensa do órgão foi questionada sobre quais os próximos passos, se a autenticidade do vídeo será verificada e se o padre será ouvido. Ainda não houve retorno, mas o espaço segue aberto. 

O texto da denúncia compartilhado nas redes sociais do parlamentar fala em "pregação criminosa" que está "repleta de preconceitos religiosos".

O pedido é que "considerando que vivemos em um Estado laico, e que é vedado pelo ordenamento jurídico o preconceito religioso, solicita ao agente ministerial, com base nas suas prerrogativas constitucionais, investigue o caso e, uma vez correta constatado as violações civil e criminais, proceda no encaminhamento das devidas sanções".  Com informações do MPF, Assessoria do Deputado e CG News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fim de Ano
Bombeiros alertam sobre cuidados em piscinas, lagos e rios nas festividades
Balanço 2024
MS encerra o ano com mais de R$ 2,4 bilhões investidos na saúde pública
Tempo
Quinta-feira de sol com aumento de nuvens e risco de chuvas intensas
Corumbá tem mínima de 18°C e máxima de 32°C
Feliz Natal!
O Capital do Pantanal deseja um Natal abençoado para todos os leitores
Entrevista
Ano de 2025 será para deslanchar estrutura de logística em MS, garante Riedel
Destaque
Quatro alunos da Reme de Corumbá receberam menção honrosa na 19° OBMEP
Pantanal
Primeira arara-azul nascida após incêndios está pronta para bater asas
Assistência Social
Calendário do Bolsa Família em 2025 já está disponível
Direitos Humanos
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
Economia Nacional
Dólar sobe para R$ 6,18 influenciado pelo cenário externo

Mais Lidas

Destaque
Quatro alunos da Reme de Corumbá receberam menção honrosa na 19° OBMEP
Assistência Social
Calendário do Bolsa Família em 2025 já está disponível
Direitos Humanos
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
Fechada no Natal
Unidades Básicas de Saúde reabrem a partir do dia 26 de dezembro