Após a maior seca que atingiu o bioma pantaneiro nos últimos 75 anos, o início do período das chuvas chegou e, com ele, chega ao fim a Operação Pantanal Sul Nível 3 Prevfogo/Ibama.
Considerada a maior operação do país, a ação que teve início no dia 20 de junho, envolveu um contingente de 540 pessoas entre brigadistas de combate, logística e posto de comando que atuaram em diversas áreas na região, sendo elas a cidade de Corumbá (MS) e seus arredores, a Serra do Amolar, terras indígenas, fazendas, assentamentos e também o Pantanal Norte.
Mais de 266 mil focos foram combatidos no Mato Grosso do Sul com auxílio de 23 aeronaves entre elas o KC-390 e o Eurocopter EC225 (Super Puma), usadas pela primeira vez em uma operação. As ações contaram com pessoal e recursos vindos de diversos locais e esferas governamentais.
Além do Mato Grosso do Sul, em 2024 a Operação contou com brigadistas vindos dos estados de Rondônia, Amazonas, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins, Acre, Goiás e Distrito Federal, além de brigadas indígenas e quilombolas.
Para isso foi montado um grande esquema de logística que envolveu suprimentos, almoxarifado, cozinha, banheiros e barracas para que os combatentes e todos os envolvidos na mobilização pudessem realizar seus trabalhos com excelência.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.