De 11 a 13 de novembro, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realizou, em Corumbá (MS) e Ladário (MS), a Operação Hagnos, contra a violência e a exploração de crianças e adolescentes por meio de atividades educativas em escolas e centros comunitários da região.
A operação contou com a participação das equipes do Programa Mulher Segura (PROMUSE) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que promoveram palestras para conscientizar jovens e educadores sobre a importância da prevenção e da proteção infantil.
Em Ladário, a Polícia Militar realizou palestras na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, envolvendo cerca de 60 alunos do Ensino Médio, e na Escola Estadual Leme Prado, com a participação de 70 estudantes do Ensino Fundamental. Os conselheiros tutelares de Ladário também estiveram presentes, reforçando a importância do engajamento comunitário para a segurança dos jovens.
Em Corumbá, as atividades reuniram aproximadamente 150 jovens. No Instituto Novo Olhar, a equipe do PROMUSE orientou 100 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, abordando temas como a conexão entre violência doméstica e abuso infantil. Na Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller (CRIPAM), mais de 50 participantes, entre educadores e representantes do CREAS e do Conselho Tutelar de Corumbá, participaram de palestras focadas na prevenção e no enfrentamento à exploração infantil. Também foi realizada palestra na Escola Estadual Nathercia Pompeo dos Santos, que contou com cerca de 80 participantes.
Além dessas ações, as equipes do PROERD e do PROMUSE do 6º Batalhão da Polícia Militar levaram palestras para áreas rurais, como a Escola Municipal Polo São Lourenço e na região da Serra do amolar, discutindo o combate às drogas e a violência doméstica.
A PM destaca que a Operação Hagnos, que terá continuidade ao longo de todo o mês de novembro, busca fortalecer a integração entre as forças de segurança e os órgãos de assistência social, reafirmando o compromisso da Polícia Militar em promover um ambiente seguro para as novas gerações. A iniciativa também incentiva a denúncia e a participação da comunidade para proteger as crianças e adolescentes de abusos. *Com informações da Assessoria da PM
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.