Menu
segunda, 20 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Operação cumpre mandados contra esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas em Corumbá

14 outubro 2022 - 08h39Redação

A Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal deflagraram hoje (14) a operação CONEXÃO CORUMBÁ, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e desvio de recursos públicos.

As investigações tiveram início com a apreensão, realizada pela Inspetoria da Receita Federal de Corumbá, de grande quantidade de moeda em espécie na posse de dois irmãos e da companheira de um deles, quando tentavam passar pela fronteira do Brasil (Corumbá) com a Bolívia (Puerto Soarez). 

Investigação iniciou após a Receita Federal flagar grupo com grande quantia de moeda estrangeira, tentando atravessar a fronteira. Foto: Divulgação/RFB

Em decorrência das apreensões e de trabalhos investigativos continuados, levantou-se a informação de que os envolvidos recebiam quantias em espécie de não residentes em Corumbá e, posteriormente, remetiam irregularmente à Bolívia por meio do trânsito de pessoas ou de remessas fracionadas a bancos estrangeiros. 

Embora a finalidade declarada para o envio de recursos fosse diversa, os indícios evidenciaram a prática de evasão de divisas e lavagem de dinheiro proveniente de crimes conexos, tais como, tráfico internacional de drogas e desvio de recursos públicos. Dentre as transações identificadas, recaíram suspeitas de que relevante beneficiário dos ilícitos cometidos seja importante empresário de Tocantins.

O grupo investigado compreende residentes em Corumbá e nos estados de Goiás e Tocantins. Levando-se em consideração as movimentações bancárias suspeitas, os valores remetidos ilegalmente ao exterior devem ultrapassar as dezenas de milhões de Reais. 

Estão sendo cumpridos, desde as primeiras horas da manhã de hoje, 5 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de sequestro e decretação de indisponibilidade de bens de investigados. Participam das ações 06 auditores-fiscais e 04 analistas-tributários da Receita Federal e mais de 60 policiais federais. As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Corumbá(MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO).

 

O nome da operação faz referência ao fato de as investigações iniciais ocorrerem na cidade de Corumbá, cidade fronteiriça com a Bolívia, local de onde são remetidos ao exterior recursos ilícitos oriundos de todo o país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Últimos Dias
Inscrições para o Sisu terminam nesta terça-feira
Fazenda no Pantanal
Aeronave resgata vítima de queda de moto com fratura na clavícula e costelas
Plantão
Sobrecarga causada pelo uso de extensão provoca incêndio em casa de Ladário
Relatótio
MS registra avanços em reinserção de apenados com trabalho, educação, saúde e promoção social
Monitoramento
O papel dos sistemas de informação no enfrentamento à dengue em MS
Esporte
Naviraiense e Corumbaense não saem do zero na estreia do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Tempo
Semana começa com chuva em diferentes regiões do Estado
Corumbá tem mínima de 25°C e máxima de 29°C
Temporada 2025
Corumbaense encara time de Naviraí na estreia do Campeonato Estadual neste domingo
Evento
Hoje tem Samba Raiz com entrada grátis no centro de Corumbá
Novidades
Prefeitura planeja reestruturação do esporte em Ladário

Mais Lidas

Evento
Hoje tem Samba Raiz com entrada grátis no centro de Corumbá
Temporada 2025
Corumbaense encara time de Naviraí na estreia do Campeonato Estadual neste domingo
Plantão
Sobrecarga causada pelo uso de extensão provoca incêndio em casa de Ladário
Esporte
Naviraiense e Corumbaense não saem do zero na estreia do Campeonato Sul-Mato-Grossense