De acordo com o Boletim Diário da Operação Pantanal 2024 de combate a incêndios florestais, divulgado na noite de sexta-feira, 27 de setembro, equipes em campo estão atuando contra as chamas em quatro focos ativos. Três deles estão nas regiões de serras em Rio Verde do Mato Grosso (MS) e o quatro, no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí (MS).
Já nas áreas onde o fogo foi controlado, em 13 municípios do estado, equipes mantém o monitoramento com utilização de drones e satélites, para evitar o ressurgimento de novos focos. As áreas em monitoramento são: Paiaguás, Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar e Albuquerque, em Corumbá; Porto Murtinho; Aquidauana (Serra de Maracaju, entre Cipolândia e Taboco), Rio Negro, Cassilândia, Costa Rica, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Dourados, Coxim, Inocência, Paranaíba e região do Areado.
Atualmente, a Operação Pantanal possui um efetivo de 138 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), empenhados em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho, sendo 95 atuando em campo e 43 atuando nas diversas funções do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). A operação conta também com o apoio de 88 militares da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Complementando o reforço, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul , agentes do IBAMA, ICMBio, brigadistas do PrevFogo e Polícia Federal estão envolvidos no combate aos incêndios. Essa colaboração multidisciplinar e interinstitucional tem sido primordial para enfrentar e controlar os incêndios na região do Pantanal.
As temperaturas na região norte e Pantanal marcaram, nesta sexta-feira, 27, uma média de 33°C, apresentando condições climáticas ainda desfavoráveis para o combate a incêndios. O vento atingiu rajadas com até 30 km/h e a umidade relativa do ar na região se manteve em 10%. O tempo permaneceu nublado nas regiões sudoeste, oeste e noroeste do estado, com leve precipitação na região leste.
O comando da operação destaca que todos os focos em combate demandam preocupação e atenção, pois envolvem peculiaridades de dificuldade de acesso e possibilidade de grande propagação em razão da vegetação e possibilidade de alterações climáticas (altas temperaturas, velocidade dos ventos com grande variação).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.