A onça-pintada que ficou famosa por sobreviver aos incêndios que atingiram o Pantanal em 2024, Itapira, foi flagrada descansando em cima de um ipê-roxo. O registro foi feito pela bióloga e guia de safari, Giovanna Leite, na Fazenda Caiman, em Miranda, a cerca de 220 quilômetros de Corumbá (MS).
O vídeo foi feito no final do ano passado, porém, publicado somente nessa segunda-feira, 06 de janeiro. Pela imagem, é possível perceber que a oncinha estava completamente relaxada durante o safari que acontecia no Pantanal.
Conforme o texto da publicação, de vez em quando Itapira olhava para baixo, conferindo quem se aproximava. "Apesar de atenta e cautelosa, nada interrompeu o seu descanso merecido", diz o texto.
A onça ficou mais de 50 dias em tratamento para queimaduras em Brasília, em um centro de referência em tratamento intensivo, e retornou a Mato Grosso do Sul em 5 outubro de 2024. Ela foi devolvida à fazenda Caiman, no local em que nasceu e é monitorada.
No mês seguinte, Itapira foi vista pela primeira vez na natureza. O último registro, da onça em cima da árvore, mostra que o bichano está tranquilo com as equipes de monitoramento e se readaptando ao habitat natural. *Informações do CG News
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.