O novo edital de concessão da Rota da Celulose, composta por trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267, e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, foi lançado nesta quinta-feira, 30 de janeiro. O projeto passou por uma revisão para aprimorar sua estrutura e garantir maior alinhamento com as demandas da sociedade e do setor produtivo. O leilão está previsto para o dia 5 de maio deste ano, na B3, em São Paulo.
Ao todo são 870,3 km a serem administrados pelo período de 30 anos. O trecho abrange as regiões central e leste de Mato Grosso do Sul - onde está localizada a maior indústria de celulose do mundo - e contempla os principais corredores rodoviários que conectam a capital Campo Grande ao Sudeste do país. A rodovia passa por nove municípios e beneficia diretamente 1,2 milhão de moradores do estado.
Novo edital
Entre as atualizações, foi ajustado o cronograma de operação, ampliando os prazos para a conclusão das obras essenciais, que agora deverão ser finalizadas entre o 6º e o 8º anos do contrato. Além disso, a construção do contorno do município de Três Lagoas, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está garantida. Após a conclusão das obras, prevista para o 4º ano do contrato, o trecho será incorporado à concessão.
Melhorias
O projeto prevê a duplicação de 115 km de rodovias, a construção de 457 km de acostamentos e 245 km de terceiras faixas, além de 12 km de vias marginais. Também serão implantados 38 km de contornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes. Também estão contempladas obras de arte especiais totalizando 3.780 m². Com essas intervenções, toda a malha viária passará a contar com 100% de acostamento. A maior parte dos investimentos da concessão será concentrada nos oito primeiros anos de vigência do contrato.
Segurança e infraestrutura
Ao longo das rodovias, serão implantados três pontos de parada e descanso para motoristas profissionais, localizados nas principais vias do trajeto: MS-040, BR-262 e BR-267. Esses locais contarão com infraestrutura adequada para oferecer um ambiente seguro e confortável aos motoristas do transporte rodoviário de cargas e passageiros. Essas estruturas contribuem para a segurança viária, reduzindo a fadiga dos condutores, prevenindo acidentes e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais do setor.
Entre as principais inovações do projeto para aumentar a eficiência na cobrança e fiscalização, além de aprimorar a segurança dos motoristas e passageiros, estão a implantação de pórticos de pedágio automático (Free Flow); a tecnologia de pesagem eletrônica dinâmica (HS-WIM); a instalação de pelo menos 484 câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCRs) e um sistema avançado de comunicação com os usuários.
Ao longo de toda a malha rodoviária serão instalados 26 pontos de recarga para veículos elétricos, garantindo infraestrutura para a mobilidade sustentável. Cada Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) contará com duas dessas unidades, facilitando o acesso dos motoristas a essa tecnologia e incentivando a transição para um transporte mais sustentável.
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