Menu
quinta, 26 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Nota do Ideb indica lacuna menor entre ensino particular e público em MS

16 setembro 2020 - 17h00Ana Brito, Portal do Governo

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino médio de  Mato Grosso do Sul,  mostra que é cada vez menor a distância entre o indicador da rede privada e o da rede pública. 

O Ideb do ensino médio na rede privada em Mato Grosso do Sul ficou em 6,1, enquanto que na rede Estadual em 4,1, com diferença de 2 pontos. Em 2005, a diferença entre as escolas particulares e do Estado era de 3 pontos. Seja particular, seja pública, as notas ficaram acima de todos os anos anteriores. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15.09).

Nas séries iniciais, a evolução da rede estadual em comparação com a rede privada é ainda mais representativa, com 1,6 ponto de diferença. A nota da rede estadual ficou em 5,7. Nas séries finais, houve um leve aumento entre a diferença do IDEB nas duas redes, porém este resultado está mais associado ao fato de que entre o indicador de 2017 e 2019 a rede particular avançou 0,1 e a do Estado permaneceu no mesmo patamar.

Para o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Helio Daher, o resultado é satisfatório, mostra que as iniciativas do Poder Executivo são efetivas e diminuem uma lacuna em relação à desigualdade social. “Se observa um crescimento nos indicadores de ambos os grupos, então mostra algo ainda mais relevante que a Rede Estadual está crescendo de forma mais acentuada”.

Ele cita que a escola de tempo integral, por exemplo, tem contribuído para este avanço. “Essas unidades de ensino tiveram nota, no ensino médio, de 4,8, acima inclusive da meta estabelecida para o ano. Em 2019, o Estado tinha 25 escolas em tempo integral, a meta é avançar este ano até alcançar as 35 escolas previstas para 2021”.

O Estado ainda se destaca nacionalmente ao se posicionar como a 7ª melhor nota no indicado do ensino médio do país e muito acima da nota nacional.

De acordo o levantamento a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) avançou no quesito qualidade em duas das três etapas da Educação Básica. O relatório está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crime
Autores de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma
Mais controle
Pets terão identidade a partir de 2025
Publicado em Diário
Ministério destina R$ 40,8 milhões para projetos de segurança pública em MS
Em Pauta
Pontão e pontos de cultura de MS se reúnem com Ministério da Cultura para discutir trabalhos
Qual será?
Nome Feminino lidera preferência dos corumbaenses em 2024
A tiros
Homem morre em fazenda no Pantanal e Polícia investiga legítima defesa
Acusado não foi encontrado no local
Fim de Ano
Estradas de MS registram oito mortes em uma semana
Despedida
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Mais Lidas

Feliz Natal!
O Capital do Pantanal deseja um Natal abençoado para todos os leitores
Crime
Autores de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma