Você sabia que todo dez de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio? A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) analisou quase 1 milhão de dados e concluiu que, entre 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% por ano, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos evoluíram 29% ao ano no mesmo período.
Com número de casos que superam os registrados na população em geral, é ainda mais importante estar sempre atento aos primeiros sinais de que a saúde mental não vai bem.
Psicóloga da Cidade Dom Bosco, Priscila Silgueiros explica que o Setembro Amarelo é importante justamente por provocar a reflexão sobre a prevenção aos suicídios. “É importante falarmos sobre saúde mental, acolher o sentimento do outro, ser empático. Todos os dias temos a oportunidade de salvar uma vida através do nosso comportamento”, ressalta.
De acordo com Vera Lucia, psicóloga do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, entre os primeiros sinais de ideação suicida entre crianças e adolescentes estão falar sobre a morte e até mencionar que quer morrer, deixar de realizar atividades que gostava de fazer, demonstrar comportamento depressivo, deixar de se alimentar, ter dificuldade para dormir ou dormir demais, e até mesmo a automutilação.
“Os primeiros sinais não podem ser generalizados, pois cada pessoa é diferente e, em muitos casos, os fatos que podem ocorrer não são visíveis”, alerta a psicóloga do Moinho Cultural.
Além de acolher, ouvir e não julgar, a arte também pode ser uma aliada. “A arte é uma linguagem expressiva das nossas emoções e, sem dúvida, contribui para a saúde mental. Atualmente, é muito utilizada em terapias, pois é um meio que nos permite expressar e canalizar as diferentes emoções que podemos vivenciar no dia a dia”, destaca Vera Lucia.

Tema dentro das instituições
Para ajudar as crianças e adolescentes a lidarem melhor com as emoções, a Cidade Dom Bosco tem trabalhado a temática do Setembro Amarelo ao longo do mês. Além disso, no dia 25 de setembro, acontece a culminância, a partir das 19h, na quadra coberta da E.E. Dom Bosco. No dia, as crianças e adolescentes atendidos pela instituição vão falar sobre os meios que podem ser usados para superar traumas que levam ao suicídio, além de canais e formas de prevenção.
Já no Moinho Cultural, as crianças e jovens são acompanhados sempre pelo Núcleo Social, que também faz o acompanhamento familiar.
Ajuda gratuita
Formado por voluntários, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. O atendimento é realizado por telefone, 24 horas por dia e sem custo de ligação. O telefone é o 188.
Além disso, existe o Pode Falar, canal lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Funciona de forma anônima e gratuita, indicando materiais de apoio e serviço. O site é Rede Pode Falar.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bazar em prol do Asilo São José inicia dia 10 no Centro de Convenções

Campanha de limpeza avança em quatro regiões de Corumbá

Bira sugere identificação de prédios e logradouros de relevância histórica na cidade

CREA-MS intensifica fiscalização de obras em Corumbá

Mato Grosso do Sul registra abertura de 1.201 novas empresas em março
Colisão entre carro e moto é destaque no plantão dos Bombeiros
TempoTerça-feira tem sol, mas clima instável pode trazer chuva de repente
Corumbá e Ladário têm mínima de 21°C e máxima de 33°C

Centro de Atendimento ao Cidadão muda de endereço e funciona na rua Dom Aquino

Procon de Corumbá age rápido e atende requerimento de vereador antes mesmo de recebê-lo
