Balanço divulgado pela 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental em Corumbá aponta que entre os meses de julho e agosto deste ano, foram lavrados 22 autos de infrações administrativas, o que somou um valor total de R$ 207.655,70 em multas.
Ao todo foram apreendidos: 3.395 tambores de 200 litros, de substâncias perigosas (lama asfáltica); três motosserras; dois veículos; 10.000 litros de combustíveis, 950 iscas vivas; 40 Kg de pescado; 10.200 latas de tintas; um adolescente foi autuado e um filhote de cachorro foi apreendido por maus-tratos. Neste mês, ontem (2), um infrator de 32 anos foi autuado por matar e esquartejar um cachorro.
Com relação aos crimes contra a flora, houve autuação por desmatamento de 0,5 ha (meio hectare); autuações por corte de árvores e por transporte ilegal de produtos florestais-lenhas, e autuação com apreensão de 406 estacas de madeiras, equivalente a 7 m³. Em atividades irregulares em perímetro urbano foram autuadas três pessoas que funcionavam lava-jato sem Autorização Ambiental e dois foram autuados por incêndio em terreno baldio.
A PMA de Corumbá, que desde o início de agosto conta com o comando do 1° Tenente Diego da Silva Ferreira Rosa, decisão publicada em Diário Oficial do Estado n° 9.234, de 23 de agosto de 2016, deixa claro que os serviços operacionais são constantes e intensivos, que o objetivo principal é prevenir os crimes ambientais e reprimir as pessoas que insistirem no desrespeito à lei.